Com a chegada da primavera, as roupas pesadas de inverno dão lugar às peças leves e coloridas, que ganham as ruas na estação mais florida do ano. É hora de guardar os casacos, blusas de lã, malhas e cachecóis, porém, são necessários alguns cuidados para conservar essas peças mais bonitas e novas por mais tempo.
A diretora de Marketing e Operações da franquia de lavanderias Dryclean USA, Cristiane M. Miranda, dá algumas dicas de como organizar essas peças no guarda-roupa.
Lave sempre as peças antes de guardar, inclusive cobertores e edredons. Peças guardadas com resíduos de sujeira ficam sujeitas ao ataque dos fungos, que favorecem o aparecimento do mofo.
Nunca coloque edredons e travesseiros ao sol, pois além de amarelar o tecido, contribui para a proliferação dos microorganismos.
É indicado levar os casacos de couro, no mínimo, a cada seis meses a uma lavanderia especializada, para que passem pelo processo de higienização e hidratação.
Não pendure casacos ou malhas pesadas em cabides, pois podem ficar deformados ou marcados em virtude do peso. Prefira dobrá-los.
Os casacos de couro devem ser pendurados em cabides largos de plástico ou de madeira, para evitar que fiquem deformados.
Nunca utilize sacos plásticos, pois podem amarelar as roupas e reter a umidade, favorecendo o surgimento do bolor.
Uma boa opção é o saco de TNT (tecido não tecido) escuro, que deixa a roupa respirar e protege contra a incidência de luz.
No caso dos edredons e cobertores, uma boa dica é o uso da embalagem a vácuo. Além de proteger as peças contra ácaros, bactérias e sujeira, reduz em até 75% o volume, o que significa menos espaço ocupado no armário.
As roupas de algodão e flanela devem ser guardadas bem secas e em lugar arejado, pois o calor e a umidade nas fibras naturais são favoráveis ao desenvolvimento de microorganismos.
Coloque papel de jornal dentro das botas e sapatos antes de guardar nas caixas, evitando que fiquem deformados. Engraxe para não ressecar.