Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cuide-se bem!

Veja como amenizar os incômodos da gravidez no verão

Redação Bonde
16 dez 2011 às 08:54
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O verão está chegando, e com ele, as altas temperaturas. Nesta época do ano, todos devem estar atentos a uma série de cuidados para evitar sofrer algumas consequências. No caso das gestantes, os cuidados devem ser redobrados.
"Nesta época do ano é ainda mais importante que a grávida mantenha uma alimentação saudável e mantenha-se hidratada", afirma a médica Rossana Francisco, docente da Disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP e membro da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP).

A médica explica que a alimentação deve ser equilibrada com distribuição adequada de carboidratos, proteínas e gorduras. "É muito importante que os alimentos sejam comsumidos em seis refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia", enfatiza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Rossana,os cuidados com a hidratação são igualmente importantes. "O consumo regular de água e outros líquidos pode prevenir, inclusive, infecções urinárias, que podem ocorrer com maior frequência e em quadros mais graves durante a gestação", alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Alívio do inchaço

Publicidade


Para aliviar os inchaços, comuns especialmente nos pés, a especialista dá algumas dicas. "A grávida deve manter-se ativa, realizando caminhadas ou hidroginástica, por exemplo. É também preciso ter atenção ao consumo de sal, que deve ser bastante reduzido. Deixar os pés elevados durante a noite também ajuda.


"Se ainda assim os inchaços permanecerem, a gestante deve procurar orientação médica. Neste caso, uma avaliação de pressão arterial deve ser feita para descartar a possibilidade de hipertensão arterial ou outras complicações mais sérias", esclarece a médica.


No verão a queda da pressão arterial merece atenção especial. "Mais frequente no verão, por causa do calor excessivo, pode ser evitada com os cuidados já destacados com a hidratação e também evitando a exposição ao sol nos períodos mais críticos, das 10h às 15h", explica.

Os protetores solares, tão importantes em qualquer época do ano, e para qualquer pessoa, mas para gestantes oferecem uma proteção extra: evitam manchas na pele. Segundo Rossana, as gestantes apresentam predisposição a esse tipo de alteração na pele, que pode ser agravada em caso de exposição ao sol.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade