A cerimônia de casamento como conhecemos hoje - nesse ritual formal, com sacerdote, vestido especial para noiva, festa e tudo mais nasceu na Roma antiga.
Para a noiva e suas convidadas, um dos acessórios mais importantes da cerimônia é o buquê, que deve refletir o estilo da noiva (estatura e fisionomia) e estar em sintonia absoluta e completa com o seu vestido e com a decoração da festa. Se for de estatura baixa não deverá levar um buquê largo e comprido, ao contrário, se for de estatura alta, não deverá levar um bouquet muito pequeno.
O buquê simboliza a fertilidade do casal e é peça indispensável no ritual do casamento, já que antes da noiva partir, a noiva deve lançá-loàs suas amigas solteiras. Segundo a tradição, a amiga que apanha o buquê será a próxima a casar.
Nossas antepassadas usavam buquês com vários tipos de flores e também com ervas. Os mais populares eram o de alho (que afugentava os maus espíritos), o de violeta (que representava a modéstia), o de hera (representava a fidelidade ao amado), as rosas vermelhas (a paixão) e o de lírio, representando a pureza. O casal que quisesse alegria e muitos filhos usava buquês de flores de laranjeira.
Atualmente existem bouquets de todos os tipos e feitios. Podem ser convencionais, minimalistas, modernos, grandes, pequenos... E embora seja muitas vezes deixado para os últimos dias, se não for bem escolhido o buquê poderá estragar a imagem da noiva.
Significado das flores
As flores mais procuradas pelas noivas ainda são as rosas, por sua beleza, aroma e variedade de cores. As noivas mais exóticas arriscam um lírio e as mais modernas e clean gostam das callas e tulipas.
Modelos
O modelo mais ousado: bouquet cascata
Os modelos redondos são os queridinhos das noivas, seguidos pelos cascatas, porém com tamanhos reduzidos. Pelas características da constituição física da mulher brasileira ser razoavelmente baixa, são os que mais combinam.
Com qual vestido?
Os modelos e cores devem estar em harmonia com o vestido da noiva
A flor e o tipo do buquê devem sempre combinar com a cor e o estilo do estido. Quanto às cores, trabalhamos sempre com o gosto da noiva aliado aos tons que serão utilizados no vestido ou acessórios. O tipo de flor deve sempre ser condizente com o estilo do vestido e da cerimônia. Um casamento no campo, com uma noiva de vestido mais romântico, pede um buquê com flores românticas, variadas, pequenas e displicentes. Já um casamento mais formal pede um buquê mais expressivo, com flores maiores, cores definidas e com acessórios como perola ou strass.
Para o dia e para a noite
Os modelos com flores maiores são uma boa pedida para casamentos a noite
Sempre há uma adequação entre o tipo de cerimônia, o horário, o vestido e o buquê. Cerimônias durante o dia geralmente são mais descontraídas, mais alegres e coloridas. O buquê tem estilo mais naturalista e sem acessórios. Já as cerimônias à noite são mais formais, com cores intensas e os buquês podem apresentar acessórios com brilhos.
Cuidados especiais
O tradicional bouquet redondo
Os buquê redondos com caules aparentes devem ficar em um recipiente com água até o horário do evento. Se tiver um espaço em uma geladeira no verão é bem melhor. Como a maioria dos buquês são feitos com flores de climas temperados, as temperaturas altas do Brasil podem prejudicar a beleza das flores até o horário da cerimônia. Há alguns buquês, principalmente os cascatas, que podem ser feitos de duas formas, com flores aramadas ou em suportes específicos para buquês. Em ambos os casos, eles são preparados para durar sem estarem na água, então um local ventilado, fresco e com pouca iluminação será suficiente para conservá-los. Caso o interesse seja por buquê que tenham grande durabilidade, o ideal é prepará-los com flores preservadas.
Quanto custa?
O custo de um buquê apresenta variação conforme o tamanho, o tipo de flor e a época do ano. Em termos gerais, o preço médio é de R$ 450,00.
Serviço:
www.reservafloral.com.br