Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Evite esse mal!

Tratamento incorreto da caspa pode evoluir para problema permanente

Redação Bonde
12 fev 2014 às 08:11
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A maioria das pessoas considera os cabelos uns dos principais atributos de beleza, mas algumas delas acabam por deixar de lado o cuidado com o couro cabeludo. Para Hélio Merli, cabeleireiro e responsável técnico da Merli Cosméticos, o descuido com a raiz capilar contribui diretamente com a saúde dos fios, principalmente pelo uso incorreto de produtos. Além disso, a exposição à química e lavagem incorreta podem gerar problemas comuns como caspa, queda de cabelo e calvície. "Qualquer vermelhidão, coceira ou sensibilidade nessa região deve ser investigada, pois caso as doenças capilares não sejam tratadas da maneira correta, podem evoluir e se tornar um problema permanente", explica.

Principais problemas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica é um dos problemas capilares mais comuns nas pessoas. Ela ocorre, conforme Hélio, pela descamação aparente do couro cabeludo, quando "pedacinhos" brancos de pele começam a cair da cabeça, seja em cabelos secos ou oleosos. "Esse problema não tem cura, mas pode ser tratado, porém se a caspa não for controlada, ela pode evoluir para o surgimento de fungos, o que trará mais incômodo na região", alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Além da caspa, outro problema comum do couro cabeludo é a queda de cabelos, que preocupa principalmente o público feminino. "Geralmente isso ocorre pelo uso inadequado de produtos químicos no cabelo, mas a má alimentação, estresse, fatores genéticos e descuido com as madeixas também provocam a queda excessiva", analisa o profissional. Ele lembra que, se ao passar a mão de leve pelos cabelos e caírem mais que cinco fios ou ao pentear as madeixas uma grande quantia restar na escova, a queda já é um problema.

Publicidade


Junto da perda de cabelo feminina, está a calvície, que em sua maioria preocupa os homens. Seja por herança genética, estresse ou distúrbios fisiológicos como insônia e irritabilidade, quando os fios começam a afinar, cair e crescer mais frágeis, o diagnóstico pode ser a calvície. "Após o cabelo começar a cair e afinar, o crescimento logo vai cessar completamente, por isso a pessoa deve ficar atenta e procurar um especialista logo", indica Hélio.


Prevenção


Para evitar problemas como caspa e queda de cabelo, o ideal é manter o couro cabeludo saudável. Merli indica a lavagem diária do cabelo, para retirar a oleosidade, que pode ocasionar fungos e a descamação excessiva. "Durante a lavagem, deve-se massagear o couro cabeludo, além de utilizar produtos indicados para cada tipo de cabelo. A temperatura da água também deve ser observada, pois se for muito quente pode potencializar os problemas", finaliza o profissional.

Serviço:
www.merlicosmeticos.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade