Só quem tem coxas grossas sabe o quanto pode ser sofrido tentar usar saias, vestidos ou shorts nos dias mais quentes do ano. Com o suor e o atrito da pele, poucos minutos de caminhada significam assaduras e ardência entre as coxas, além de um grande incômodo nos dias seguintes, até que as assaduras cicatrizem. Porém, segundo a cosmetóloga e farmacêutica Sara Bentler, é possível minimizar, e até evitar o problema com alguns truques caseiros. A seguir, ela ensina técnicas certeiras e fala sobre dicas que circulam na web.
Meia de seda para pernas
Esse é o truque mais moderno e que mais funciona, segundo Sara. Essa meia de seda é um produto que você pode encomendar em uma farmácia de manipulação e aplicar nas coxas sempre antes de sair de casa de saia ou vestido. Ela pode ser incolor ou com cor e promove um efeito deslizante, além de evitar o suor excessivo na região, deixando a perna seca. "Para encomendar, peça ao farmacêutico uma meia de seda com Makibeads 80. Não há contraindicações, o produto não será absorvido pela pele e só vai ajudar a evitar o problema", garante sara.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
BBCream
Se você não quiser ir a uma farmácia de manipulação encomendar uma meia de seda, como recomenda a cosmetóloga, a melhor opção é adaptar um BBCream para maquiar a perna. Segundo Sara, o BBCream também contém Makibeads 80 e pode oferecer para as coxas o mesmo benefício que confere ao rosto, cobrindo imperfeições e suavizando o atrito. Opte pela cor que mais se aproximar do seu tom de pele.
Talco
Essa técnica é comumente ensinada em blogs de beleza e pode funcionar, mas com algumas ressalvas. "O talco ajuda a secar e amenizar o atrito, mas pode deixar a pele esbranquiçada demais e não é uma alternativa boa para quem tem a pele mais escura. Além disso, pode manchar roupas". Se quiser testar, o mais indicado é evitar o talco mais tradicional e optar pelas versões em creme ou liquída, que não deixam a pele tão esbranquiçada quanto o pó.
Vaselina
Outra dica de blogs de beleza que pode se tornar um verdadeiro desastre. "A ideia é que as pernas deslizem para não machucar, mas optar pela vaselina não é uma boa ideia. Ela pode sujar muito a roupa e se a pessoa suar demais, principalmente se for gordinha, pode ficar com o produto escorrendo pela perna".
Óleos
Com o mesmo objetivo de deixar as pernas lisas para deslizar e evitar contato direto entre as coxas grossas, os óleos aparecem como alternativa para algumas meninas. Porém, o desastre pode ser o mesmo que com a aplicação da vaselina. Sara aconselha a evitar essa técnica para não sujar roupas e não sofrer com o incômodo que o produto pode causar ao corpo.
E se já assou?
Se você saiu desprotegida e acabou com as pernas assadas, é importante isolar a região, não aplicar nenhum produto por cima do machucado e evitar as saias e vestidos até que a assadura suma. Durante esse tempo, orienta a especialista, opte por calças de algodão e, se preciso, faça curativos sobre a região para evitar mais incômodo. "Se esse trauma for contínuo, é possível que as coxa fiquem marcadas, com manchas escuras. Por isso, é importante procurar por um dermatologista para que o problema não evolua para uma dermatite ocre", aconselha. (Fonte: Bolsa de Mulher)