Dicas rápidas

Shiatsu ajuda a combater cólica menstrual

31 dez 1969 às 21:33

Para 65% das mulheres brasileiras, segundo estudo realizado no Brasil sobre a prevalência da dor menstrual, a palavra menstruação é sinônimo de sofrimento. Vitimas da cólica menstrual, retração dos músculos para impedir a perda de muito sangue, as mulheres acabam sentindo dor no abdômen nesse período. Mas o combate a dor tem um importante aliado, o Shiatsu, a técnica manual que utiliza a pressão dos dedos, antebraço e as palmas das mãos, de modo ritmado, que desbloqueia a tensão dos músculos e alivia a cólica.

A terapia oriental age nos canais de energia que ligam o corpo melhorando os sistemas circulatórios e musculares. O relaxamento é conseqüência do reequilíbrio energético do organismo. "O Shiatsu é uma técnica semelhante à acupuntura, só que o trabalho em vez de ser feito com agulhas é feito com a pressão dos dedos que liberta a energia bloqueada em determinados locais do corpo e, consequentemente, diminui a dor pelo aumento da circulação e pela normalização do fluxo sanguíneo", comenta o terapeuta Heder Hosaka, da clínica de estética Della Noce Studio II.


Os pontos doloridos do nosso corpo são regiões que acumulam a energia vital e impedem a livre circulação. Com isso, outros pontos ficam deficientes de energia e também elevam reações pela falta. "O período menstrual, por exemplo, pode causar dor na mulher se ocorrer o bloqueio de alguns canais como do estomago, rins, baço, pâncreas, vesícula e fígado. Por isso, o Shiatsu é recomendado para manipular os pontos do abdômen e desobstruir os canais", reforça Hosaka.


Por ser uma técnica manual de estímulo, o Shiatsu pode ser aplicado em qualquer pessoa e também ser um bom tratamento preventivo e corretivo para problemas de coluna, estresse, insônia, dores de cabeça, enxaqueca, cólica menstrual, queimação de estômago, entre outros. "A única contra-indicação é para mulheres grávidas, uma vez que é feito pressão nos canais de energia", informa o especialista.

Para saber mais acesse: www.dellanocestudio.com.br


Continue lendo