A moda muda a cada temporada. E como moda e beleza andam de mãos dadas, os cuidados com as mãos, unhas e as cores que as deixarão em evidência seguem as tendências do momento.
"Mulher é sempre antenada com os detalhes que há de mais fashion para realçar sua beleza e um dos pontos primordiais para elas são as mãos, que exigem uma boa hidratação, massagem relaxante e uma esmaltação impecável", revela a manicure Alayde Ribeiro, do salão Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ).
E com a chegada da estação mais quente do ano, quando as cores vibrantes e estampas florais ganham as ruas, a equipe de profissionais do salão Pedro Paulo, composta por oito experts, fala sobre os cuidados essenciais com as unhas e das tendências em esmaltes. Confira:
Como deve ser o cuidado com as unhas e as cutículas?
Quem frequenta o salão, deve ficar atenta se as profissionais do local esterilizam bem o material de trabalho, como alicates, espátulas e outros acessórios, na autoclave ou no esterilizador, se usam kit descartável, de acordo com as recomendações da Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A cliente, se preferir, pode levar seu material de uso pessoal.
Já as cutículas devem ser retiradas o mais inteiro possível, pois quando a manicure "picota", ela deixa pelezinhas levantadas, comprometendo o aspecto estético do trabalho. Com relação às unhas, o ideal é que elas sejam lixadas sempre retas, sem cortar os cantos, para não encravarem.
A cutícula deve ser retirada toda semana ou pode ser a cada quinze dias, para melhor proteção da unha?
As brasileiras consideram que a unha fica muito mais bonita com a cutícula retirada, apesar de existirem mulheres que preferem não tirar, para que a pele da cutícula não engrosse. Mas, é importante alertar que a proteção natural da cutícula evita contaminações. Os dermatologistas são contra a retirada de cutícula, mas é um hábito muito antigo entre as brasileiras. Uma dica para não retirar a cutícula, além do necessário para a limpeza e embelezamento, é o de mantê-la sempre hidratada, para evitar o ressecamento que leva ao engrossamento das mesmas e também ao levantamento das "pelezinhas" indesejáveis, que incomodam muito e podem deixar a região dolorida, quando puxadas.
Como deve ser feita a hidratação da unha e da cutícula?
Para hidratação é indicado o uso do óleo de cravo e a pomada Hipoglós, que contém vitaminas do tipo A e E, que agem na unha dando bons resultados de hidratação.
Como manter a durabilidade do esmalte?
Para que a pintura tenha maior durabilidade, é importante que a unha fique bem cuticulada, sem agredir a região: não forçar o alicate na pele ou mesmo a espátula, que empurra a cutícula. Uma ação mais forte também pode induzir ao levantamento de pequenas peles e deixar as unhas quebradiças.
Hidratar as mãos e as unhas com produtos específicos, escolher um esmalte de boa qualidade e finalizar com uma camada de extra brilho, que promoverá um brilho intenso realçando a cor escolhida, são cuidados que oferecem maior durabilidade ao esmalte.
Quais as dicas para manter as unhas fortes e bonitas mesmo com o sol, praia e o cloro da piscina?
Uma dica legal é, sempre que possível, retirar o esmalte um dia antes de ir à manicure, porque assim a unha respira um pouco. A troca de esmalte constante faz com que a unha resseque e desidrate. Por isso, o ideal é hidratar diariamente as mãos e as cutículas com cosméticos que contenham substâncias umectantes em sua formulação.
Para realçar a beleza das mãos, quais a cores de esmaltes que farão sucesso neste verão? E quais as tonalidades para quem é mais discreta?
A grande estrela do verão 2012 são os esmaltes cintilantes, que vêm em todas as cores: azul, grafite, vermelho, rosa, roxo e até preto. Mas os cintilantes não estarão presentes somente entre os escuros. Eles também chegam em tons claros, ideais para as mulheres que querem estar na moda, mas ao mesmo tempo, com um visual mais discreto.
Para quem não gosta de esmaltes cintilantes, as novas tendências também trazem esmaltes cremosos, com cores alegres e brilhantes como o laranja, vermelho e rosa. Ainda tem espaço para os esmaltes com cores inusitadas como o azul e o verde.
As mais clássicas ainda podem apostar no tradicional vermelho. A exemplo do ano passado, o vermelho intenso estará em alta, nas mais diversas tonalidades, passando do vermelho sangue ao mais rosado.
Serviço:
www.salaopedropaulo.com.br