Dicas rápidas

Sem silicone: sete dicas para deixar os seios mais bonitos

05 jan 2015 às 13:16

O efeito da gravidade, a genética, a exposição ao sol ou mesmo a idade são alguns dos fatores que podem interferir diretamente na estética dos seios. Com alguns cuidados simples e diários é possível mantê-los firmes e bonitos mesmo com todos esses fatores pesando contra. Veja alguns hábitos do dia a dia que ajudam a evitar estrias, rugas e flacidez.

Use protetor solar


A radiação ultravioleta do sol pode deixar os seis flácidos. "Ela acelera o processo de degeneração das fibras colágenas da pele", alerta a dermatologista Juliana Andrade, de São Paulo. Além disso, a exposição ao sol sem protetor solar pode favorecer o aparecimento de manchas e rugas na região. A recomendação é evitar exposições muito longas ao sol e principlamente das 10h às 16h. Para reforçar a proteção, use no colo o mesmo protetor solar usado no rosto.


Mantenha a área hidratada


A pele dos seis é naturalmente mais fina, por isso, deve ser cuidada com cremes e óleos hidratantes. A dica, segundo o dermatologista Murilo Drummond, do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas, é procurar produtos com ureia, vitamina E, ácido glicólico e ácido retinoico na fórmula. "Esses componentes que ajudam na prevenção de estrias e protegem contra os danos do fotoenvelhecimento". Quem tem a pele ressecada deve optar pelos óleos, que protegem contra aperda de água.


Escolha o sutiã adequado


Para escolher o sutiã adequado ao seu tipo de corpo e tamanho dos seios, é preciso ter em mente duas palavras: sustentação e conforto. Observe os tamanhos e certifique-se de que ele se encaixa tanto nos seios quanto nas costas - algumas marcas possuem, inclusive, tamanhos diferentes para as duas áreas, facilitando a compra para mulheres que tem costas largas e seios pequenos ou vice-versa.


Controle seu peso


Perder muito peso ou emagrecer e engordar a toda hora - o famoso "efeito sanfona" - pode prejudicar a elasticidade da pele. "Com isso, a pele não retrai mais e fica fina, frouxa e distendida, levando à flacidez", esclarece o cirurgião plástico Romeu Frisina Filho, de São Paulo. Além disso, o estiramento muito rápido da pele, resultado do ganho de peso, pode causar as temidas estrias.


Repense sua posição para dormir


Na hora de dormir, usar ou não sutiã é opcional, já que os seios não sofrem tanto com a ação da gravidade. No entanto, mulheres que dormem de lado estão mais sujeitas a terem rugas na região do colo, entre os seios. Segundo a dermatologista Marcia, as linhas que marcam durante a noite tendem a sumir ao longo do dia - mas se o processo se repetir diariamente, pode favorecer a formação dos vincos. Para evitar esse problema, o ideal é dormir com a barriga para cima. Caso não seja possível por costume ou mesmo orientação médica, existem no mercado sutiãs com uma manta acolchoada entre os seios, feitos justamente para evitar rugas na região.


Pratique exercícios


O educador físico Ivaldo Larentis, de São Paulo, explica que não são exatamente os seios que enrijecem com a prática de exercícios, mas os músculos que ficam em volta deles. "Os seios são glândulas de gordura e não existe um jeito de firmar a gordura do corpo, mas é possível trabalhar a musculatura peitoral, mantendo a pele firme", diz. Ele recomenda séries de supino reto, supino inclinado e voador inclinado, bem como puxada dorsal e remada alta para melhorar a postura.


Não fume

Uma pesquisa feita pela Universidade de Kentucky, nos EUA, afirma que existem substâncias do tabaco que quebram a proteína elastina, que é responsável por deixar a pele firme e saudável. "Tanto o tabagismo como o álcool são prejudiciais, pois alteram a circulação sanguínea e os níveis de oxigênio que chega aos tecidos, o que faz com que o metabolismo das glândulas e da pele da mama fique prejudicado", conta Romeu Frisina. Além disso, o tabaco favorece o aparecimento de rugas e manchas, podendo afetar a região. (Fonte: Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)


Continue lendo