Objetos de decoração e de uso pessoal são os mais atingidos pela sujeira causada pela ação do tempo e dos ácaros. A chegada do inverno, geralmente seco, é a época ideal para a lavagem de cortinas, tapetes, almofadas, bichos de pelúcia e tênis. Mas para manter sua durabilidade, é preciso lavá-los de maneira adequada. Ricardo Monteiro, Gerente Operacional da Quality Lavanderia, dá dicas de como fazer a limpeza desses objetos. Monteiro alerta entretanto, que algumas peças grandes ou mais elaboradas devem ser levados de preferência à lavanderia, mas há soluções caseiras:
Travesseiros e almofadas - São peças que acumulam muitos ácaros, podendo causar alergias respiratórias. Monteiro explica: "A forma mais eficiente de eliminar os ácaros é a limpeza com água e sabão neutro. Devem ser lavados a cada seis meses, em média, dependendo da sujidade. O ideal é levá-los à lavanderia, para melhor limpeza e higienização. Se colocados na máquina, principalmente os recheados com penas, ficam muito malcheirosos e podem danificar o mecanismo da máquina doméstica".
Cortinas - Podem ser lavadas em casa, com água e sabão. Monteiro alerta: "Devem ficar de molho, em tanque ou bacia, no máximo uma hora, para não ficarem com mau cheiro. Depois do molho, podem ir para a máquina (se ela tiver capacidade para o peso e as dimensões do objeto). O ideal é que sejam levadas a cada seis meses. Secar algo grande em casa pode ser desastroso: seque as cortinas na sombra além de desbotar, corre-se o risco de a peça não secar totalmente".
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Persianas - Sua limpeza deve ser mantida todos os dias, usando-se espanador alternado com pano úmido. "Podem ser lavadas em casa, mas jamais colocadas na máquina, pois ficam irreversivelmente amassadas", adverte Monteiro. Ele explica que, para persianas de tecido, o melhor é que sejam levadas à lavanderia a cada seis a oito meses. Atenção às peças coloridas: elas mancham facilmente quando produtos inadequados são aplicados.
Tapetes - Outro foco de ácaros, os tapetes devem ser aspirados com frequência, por acumularem muito pó, e limpos com escova macia e sabão neutro, com pouca água. "O problema maior do tapete é o enxágue, muito difícil em casa, mesmo se estendido no quintal. Ele também pode desbotar se exposto ao sol. Tapetes persas mancham com facilidade devido a utilização de corantes naturais.
Bichos de pelúcia - Quem não tem um bichinho de pelúcia, principalmente se tiver crianças em casa? Por acumular muitos ácaros e microorganismos, devem ser lavados constantemente se a criança o utiliza diariamente e a cada seis meses se estiverem somente como enfeites. Os pequenos podem ser colocados na máquina, no modo suave. Os mais delicados ou muito grandes devem ser levados para uma boa lavanderia.
Tênis - Podem ser lavados em casa, sejam de tecido ou couro. O importante é lavar com uma escova de cerdas macias com água e detergente neutro. O molho dever ser por no máximo 30 minutos. Para a secagem, devem ser colocados de cabeça para baixo, sem pendurá-los, de preferência em locais arejados, sem ação direta do sol. As lavanderias, porém, oferecem um benefício extra aos calçados: a higienização. Trata-se de um processo no qual são utilizados produtos especiais para a remoção de sujidades e manchas. Os tênis são limpos com eficiência por dentro e por fora e odores desagradáveis são removidos.
Serviço:
www.qualitylav.com.br