Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Proteção

Saiba por que as lágrimas são importantes para os olhos

Redação Bonde
27 ago 2009 às 11:29

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Lágrimas são muito mais complexas do que parecem. Elas são o mecanismo natural do organismo para proteger a superfície ocular contra infecções e contra os efeitos corrosivos da sujeira, poeira e outras partículas aéreas. Elas ajudam a criar uma superfície regular na córnea, de forma que a visão permaneça clara e sem distorções, proporcionando uma sensação de conforto nos olhos.

As lágrimas estão constantemente sendo reabastecidas. Portanto, uma produção adequada de lágrimas é importante para a manutenção da saúde, do conforto e da capacidade de controle de infecções no olho. Quando o olho não produz lágrimas suficientes para realizar estas funções, podem ser necessárias lágrimas artificiais ou oclusão (vedação dos canais lacrimais).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Inverno

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


O clima do inverno pode agravar várias doenças típicas da época. Uma delas é a Síndrome de Disfunção do Filme Lacrimal, também conhecida como Síndrome do Olho Seco, que afeta cerca de 10% da população adulta em todo o mundo, especialmente nas metrópoles, onde a poluição não dá trégua.

Publicidade


Olho seco é a segunda maior causa de atendimento nos consultórios oftalmológicos, depois de refração, e quando não diagnosticada e corretamente tratada, pode evoluir para lesão da superfície ocular e, em alguns casos, até à perda da visão.


A exposição a aparelhos de ar-condicionado, aquecedores, ventiladores, poluição, uso excessivo de computadores e até algumas medicações podem alterar a qualidade e produção de lágrimas provocando a Síndrome de Disfunção do Filme Lacrimal, também conhecida como Síndrome do Olho Seco. "A doença é causada pelo volume inadequado de lágrimas, isto é, quando é produzida pouca lágrima, ou por uma disfunção lacrimal, quando a lágrima produzida é de má qualidade", explica a médica Ana Paula Canto, da Clínica Canto.

Publicidade


De acordo com a médica, o olho seco também pode ser provocado por queimaduras químicas, piscar deficiente, mau posicionamento das pálpebras, uso de lentes de contato e pela idade. Como regra geral, com a idade, a produção de lágrimas diminui. Aos 65 anos, por exemplo, produz-se 60% menos lágrimas que aos 18 anos. Outra causa da doença pode ser a Síndrome de Sjögren, doença crônica que provoca a diminuição de lágrimas.


Os sintomas da Síndrome do Olho Seco são sensação de cisco no olho, queimação, ardor, sensibilidade à luz, embaçamento visual e olhos vermelhos. "O lacrimejamento excessivo também é um sintoma, pois quando a qualidade da lágrima não é boa, a resposta do organismo é produzir mais lágrima", conta. "Geralmente esses sintomas são piores ao final do dia, em locais com pouca umidade e após uso prolongado da visão para perto", esclarece.

Publicidade


A disfunção pode ser leve, causando apenas desconforto, ou ter consequências graves como lesões na córnea e até perfurações oculares. A doença não tem cura, mas pode ser controlada, por isso é importante procurar um oftalmologista quando perceber algum dos sintomas. "O mais importante no tratamento da doença não são os testes diagnósticos, mas sim, as queixas do paciente", relata a médica. A severidade da síndrome vai depender dos sintomas do paciente. "Os testes avaliam a qualidade do filme lacrimal, a produção de lágrimas, a taxa de evaporação e os danos causados pelo olho seco à superfície ocular", explica.


O tratamento pode ser feito com o uso de colírios ou gel, higiene das pálpebras, dieta alimentar para estimular a produção de lágrimas, oclusão dos pontos lacrimais, correção cirúrgica das pálpebras e medicamentos antiinflamatórios, conforme cada caso. "Procurar piscar frequentemente, evitar ambientes com ar-condicionado, aquecedores, fumaça e poluição, ou usar umidificadores de ambiente também ajudam no tratamento e na prevenção da doença", lembra Ana Paula Canto.

Olho seco é um termo usado para descrever um grupo de diferentes
doenças e condições que resultam da umidade e lubrificação inadequadas do olho. Apesar de milhões de pessoas sofrerem de olho seco, normalmente é difícil de ser diagnosticado. Pode ser facilmente confundido com outras condições, tais como infecções ou alergias oculares. Além disso, o excesso de lágrimas causadas por choro, tempo frio, entre outros fatores, também pode causar os sintomas de olho seco.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo