A indústria da moda está cada vez mais democrática, oferecendo itens para todos os públicos. Com o avanço das lojas fast-fashion, é possível comprar uma peça da estação sem gastar muito, já que esse tipo de varejo oferece produtos com preços mais acessíveis.
No entanto, para garantir preço baixo, o custo de confecção é reduzido e, com isso, algumas peças podem perder a qualidade. "É preciso atenção na hora da compra, para não levar um produto que terá pouca durabilidade. Não adianta comprar algo barato, que estragará logo", explica Otávio Lima, coordenador da pós-graduação Master em Negócios e Varejo de Moda da Anhembi Morumbi.
Para o especialista, comprar nas lojas de departamento é uma boa opção, mas alguns cuidados devem ser tomados. Em primeiro lugar, observe se o tecido não apresenta defeitos, como manchas ou falhas na estampa. Leia a etiqueta para conhecer a composição do tecido. "Via de regra, não há diferenças cruciais entre materiais naturais e artificiais que indiquem a má qualidade, porém, tecidos artificiais podem afetar a respirabilidade e durabilidade, gerando desconforto físico", explica.
Em relação à costura, veja se o acabamento está bem feito. A espessura do fio pode ser crucial para a peça durar mais, assim como as costuras duplas. Verifique se botões e casas estão costurados direito, sem linhas soltas. Muito cuidado com os bordados e lantejoulas! Verifique se esses detalhes são costurados. Se forem simplesmente colados, você poderá perder alguma parte na hora da lavagem.
O profissional sugere que a peça deve ser esticada para verificar se a costura não está torta e é resistente. Quanto menos as linhas aparecerem, melhor. Em peças listradas, a orientação é observar se na região da costura as listras estão alinhadas. Do contrário, pode resultar em um visual estranho.
Para evitar problemas futuros, preste atenção se existe um tecido extra nas costuras para eventuais ajustes. Caso você ganhe ou perca peso, a reforma pode ser realizada mais facilmente.
A durabilidade da peça também depende de alguns cuidados que devemos ter em casa:
Separe as peças brancas: separe sempre as peças brancas das mais escuras, isso evitará que apareçam manchas.
Separe por tipo de tecido: outras separações são essenciais como o tipo de tecido. Você pode colocar aquela peça mais delicada dentro de sacos de proteção especiais para máquina de lavar. Um saco de roupa de malha ou uma fronha mesmo também podem resolver o problema.
Conserve o colorido: para manter a cor da roupa, basta lavá-la com água fria e 1/3 de xícara de vinagre. (Com informações do site: BBel)