Muitas mulheres não dispensam a elegância dos sapatos de salto alto no dia a dia. Mas o uso frequente desse tipo de calçado pode causar sérios danos à saúde. Além de grande desconforto no final da jornada, o uso excessivo de saltos pode causar encurtamento de tendões, varizes, joanete, tendinite, danos à coluna, sérias disfunções no joelho, entre outros possíveis problemas.
Mas, o que fazer para não sentir aquela dorzinha e manter a saúde da coluna depois de um dia inteiro em cima do salto? Os fisioterapeutas Felipe Blumemberg e Marcus Barros, ambos especialistas em terapias manuais articulares, veem o salto como grande vilão na vida das mulheres, porém, para quem acha impossível evitá-los, dão dicas de como usá-los sem prejudicar a saúde:
Tente utilizar modelos diferentes para não forçar uma lesão. Os sapatos de plataforma dão melhor distribuição de peso na sola do pé;
Variar na altura do salto mantém a musculatura em estágios de contração diferentes. Quando usar um salto grande, no dia seguinte use um menor e no terceiro use um intermediário;
Se para chegar ao serviço ou ao local do evento tiver uma longa caminhada, tente levar um sapato baixo ou chinelo nesse trecho e use salto somente no horário necessário.
No final do dia massageie os pés para relaxar, isso vai diminuir a dor após longos períodos.
Para manter uma musculatura preparada aposte nos alongamentos, principalmente, na região posterior da perna, batata da perna, relaxando a musculatura e preparando-a para mais um dia de salto alto.
Pratique atividades físicas que fortaleçam os músculos, como natação, caminhada e musculação.