Cílios curvados durante as 24 horas do dia sem o auxílio do rímel? Parece impossível, mas a indústria da beleza mostra que não há barreiras quando o assunto é a praticidade na agitada vida das mulheres do século 21. O permanente saiu dos cabelos e aterrissou nos cílios. Em uma hora, as pestanas ganham curvas e coloração intensa, como os cílios das bonecas.
A técnica é simples e não há contraindicação. A designer de sobrancelhas paulistana Aparecida Lino diz que o processo necessita de sete produtos: soro fisiológico, bigudinho ou minibobe (como os de cabelo, mas em tamanho reduzido), cola específica para os cílios, líquido permanente, neutralizante e tintura.
Primeiro é feita a limpeza das pestanas com soro fisiológico para, em seguida, ser colado o bigudinho bem rente à raiz dos fios. Após isso, é aplicado o líquido permanente que deve agir por 15 minutos. Passado o tempo, o soro é utilizado novamente para retirar o produto. O último passo é colocar o neutralizador que deve também permanecer nos cílios por mais 15 minutos. E quem quiser dar mais uma incrementada, é feito o tingimento dos fios. ‘É uma tintura específica para os cílios e deve ser aplicada ao final do processo e permanecer por 15 minutos’, explica Aparecida.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
A gama de cores é variada: acinzentado, castanho, marrom, preto e preto azulado. ‘As mulheres aqui no Brasil costumam tomar muito sol e os fios ficam avermelhados. Por isso, nós aconselhamos o tom preto azulado’, explica a esteticista e maquiadora Catarina Silva, do Jacques Janine. A técnica permanece durante três meses - período médio da renovação total dos cílios -, e a tintura é fixada por 20 dias. O custo médio varia de salão para salão.
‘É indicado para as pessoas que têm cílios compridos e retos ou que tem alergia a maquiagem’, afirma Catarina. ‘O efeito é muito parecido com o do curvex (acessório que curva as pestanas), mas essa técnica é mais perfeita, pois não quebra os cílios’, completa a esteticista e maquiadora do Jacques Janine. O uso da maquiagem é liberado - tanto de sombras como do próprio rímel.