As olheiras não são bem-vindas e merecem mais atenção já que podem estar diretamente relacionadas a doenças ou vícios. A primeira pergunta quando elas aparecem é o que fazer para acabar ou amenizar com esta marca que prejudica até a aparência das pessoas. Existem vários métodos, desde os básicos cremes até tratamentos mais elaborados como as injeções de gás gás dióxido de carbono (CO2) no local.
Segundo especialistas, o uso de compressas e maquiagem podem ajudar a amenizar a mancha mas o problema não vai embora e no dia seguinte novamente a situação incômoda reaparece na face. Esta mancha ao redor das pálpebras é formada devido a dilatação dos vasos que provoca inchaço e escurecimento desta região delicada de pele fina.
Causas
Existem diversos motivos para o aparecimento das olheiras. Tirando as razões hereditárias e o período menstrual que podem justificá-las, elas podem surgir em função do estresse, insônia, enxaqueca, idade avançada, bem como devido o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
Produtos
Veja a seguir uma lista dos tipos de produtos mais indicados para tratar a região afetada.
Bioflavanóides - Função: reduz a dilatação dos vasos
Despigmentantes – Função: Clarear a pele – Exemplos: hidroquinona, ácido kojico e fítico
Descongestionantes locais (antiinflamatórios) – Função: reduzir as "bolsas" que se formam abaixo dos olhos. Ação: anti-inflamatória. Exemplos: compressas geladas de chá verde e camomila.
Quelantes de ferro (ácido tioglicolico) – Função: elimina o pigmento férrico e provoca a pigmentação dos glóbulos vermelhos.
Vitaminas C e E – Função: anti-envelhecimento, descongestionante e clareador de pele.
Procedimentos
Peeling – Função: suave esfoliação da região e clareamento da pele
Laser de luz pulsada – Função: clareamento da pele. A emissão de luz direcionada é atraída pela cor do pigmento. É necessário de quatro a cinco sessões para surtir efeito.
Laser Fracionado – Função: melhora pigmentação e trata de rugas e flacidez. É preciso de três a quatro aplicações (uma a cada 30 dias).
Carboxiterapia – Tratamento prevê a infiltração de gás dióxido de carbono (CO2) no local para que ocorra masi trocas de oxigênio e melhora a irrigação da pele. Esta terapia melhora o aspecto de flacidez da pela na região e estimula a formação de novas fibras colágenas. É indicado de cinco a oito sessões (uma por semana).
Atenção: estas terapias não são indicadas para todas os tipos de pele. É fundamental uma avaliação médica antes de se submeter a qualquer um desses procedimentos.
Dicas para disfarçar as olheiras
- Durma melhor.
- Pratique atividades físicas.
- Atenue as manchas com o uso de cremes.
- Massageie o local.