Dicas rápidas

Saiba como organizar e guardar corretamente os sapatos

28 mai 2012 às 12:23

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam sós. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma coleção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

Segundo a personal organizer Ana Afonso, os sapatos devem ser mantidos em locais arejados, sejam armários ou sapateiras. Podem ser colocados na prateleira lado a lado ou com um pé atrás do outro, o que facilita a visualização, e, se quiser, organize-os por cor ou tipo. Porém, se tiver pouco espaço, recorra às caixas de papelão, que podem ser empilhadas. "Mas, para utilizá-las, é preciso fazer alguns furos que permitam a ventilação adequada, evitando o mofo", alerta Ana. E lembre-se de colocar uma etiqueta de identificação, para que você ache facilmente o modelo que deseja.


Outra sugestão para quem quer otimizar os espaços é separá-los conforme a estação. "Assim, durante o inverno, deixe à vista apenas as botas e os modelos fechados. Acomode as sandálias e os chinelos em outro lugar, desde que seja seco e ventilado", ensina Ana. E atenção: se for necessário empilhar os calçados, verifique se o material é resistente. "O peso de um pé pode amassar o outro", alerta.


Sapatos que deformam devem ser guardados com formas - as botas, por exemplo, necessitam de um apoio no cano (as garrafas pet servem perfeitamente). E nunca guarde calçados sujos dentro do armário, pois isso favorece o desenvolvimento de fungos, que danificam o produto.


Sempre que descalçar um sapato, deixe-o respirando por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário, isto evita a umidade danifique o calçado ou que haja proliferação de fungos. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano úmido, começando pelo interior e terminando pela sola. O ideal é colocá-los em um local onde haja incidência de sol por alguns minutos.


Veja dicas práticas de como organizar seus calçados para que eles conservem a aparência de novos por mais tempo.


Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los fora caso não tenha mais condição de uso ou dá-los a outra pessoa.


Organização por alinhamento  - A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor.


Organização por alinhamento intercalado - Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim se ganha mais espaço.


Organização por sacos horizontais - Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados. Além disso, os sacos (tecido ou tnt) podem ser transportados em viagens e idas à academia, por exemplo, sem ocupar espaço.


Organização por sacos verticais - Os sacos verticais (easybox) também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar a organização.


Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para acessar o saco que está procurando. Isso evita a bagunça no armário.


Organização em caixas - As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituídas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa.


Outra opção e cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vem com visor, de várias cores e modelos.


A opção mais adotada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação.

As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambos os modelos possuem orifícios que servem tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.


Continue lendo