Muitas mulheres se preocupam com o surgimento daqueles vasinhos nas pernas.
O aparecimento de varizes está associado a fatores como hereditariedade, uso de hormônios (anticoncepcionais, reposição hormonal), gravidez, obesidade, postura diária (manter-se de pé ou assentado por longos períodos), tabagismo, entre outros. No entanto, há certos hábitos que contribuem para evitar a dilatação dos vasos. Confira:
- Controle seu peso; a obesidade é um factor que contribui para o aparecimento de veias dilatadas, já que o peso em excesso sobrecarrega a função das pernas.
- Pratique exercícios físicos, os músculos fortalecidos ajudam na circulação venosa.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
- Não fique muito tempo na mesma posição. O ideal é fazer alongamentos a cada duas horas, principalmente quem trabalha sentado ou fica muito tempo em pé.
- Use meias elásticas durante a gravidez. Esta medida ajuda na circulação sanguínea.
- Evite o uso de saltos altos, pois eles atrapalham a circulação do sangue.
- Consulte um médico e peça orientações específicas se for iniciar o tratamento com a pílula anticoncepcional.
- Evite o hábito de carregar pesos. Se isso for inevitável, procure alternativas como carrinhos com rodinhas, por exemplo.
- Tenha cuidado com exercícios como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por conseqüência, a sua dilatação.
- Evite permanecer em lugares quentes por muito tempo, como em saunas, sessões de bronzeamento ou banhos quentes, porque também provocam dilatação dos vasos.
- Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso, já que os pés ficarão mais altos que o coração.
- Massageie suas pernas sempre que possível.
(Fonte: Lumière Laser)