Dicas rápidas

Saiba como correr e caminhar com segurança

07 set 2010 às 11:53

Sair para dar aquela caminhada ou correr no final de tarde pode parecer simples. Mas basta observar atentamente os locais com grande concentração de pessoas praticando atividade física, como no Zerão, em Londrina, para detectar descuidos que podem até comprometer a saúde do esportista.

A pedido da Folha, a personal trainer Isabela Ribeiro listou erros comuns como calçados e roupas inapropriados, além de falar ao celular, burlar o aquecimento, esquecer a ingestão de líquidos e encarar horários quando o sol está intenso.


Ela observa que entre pessoas da terceira idade é mais comum encontrar sapatos ou chinelos no lugar do tênis e camisas pólo no lugar do traje esportivo. ''Isso ocorre porque os idosos quase não têm acesso à informações de academias. Os jovens estão mais cientes. Mas se estiver fazendo atividade física o ideal é ter os aparatos'', aponta.


A personal trainer aconselha roupas leves e de rápida absorção de umidade, além de calçados com sistema de amortecimento. ''Tênis emprestado não adianta. A pisada é diferente. E tem que estar atento à vida útil, pois uma vez desgastado atrapalha e pode afetar a coluna'', diz ressaltando que calçados para jogar futsal ou tênis são contraindicados.


Durante a prática é importante evitar passadas largas, arrastar e até mesmo bater os pés no chão. ''Isso pode ocasionar lesões sobre articulações dos quadris, joelhos e tornozelos'', alerta.


Isabela aconselha ainda evitar de correr cabisbaixo, de braços cruzados à frente do corpo, ombros tensionados, punhos cerrados e apoiar o corpo sobre a ponta dos pés. ''Tanto na caminhada como na corrida a pessoa deve ter uma passada harmoniosa e respiração controlada. Olhar para o horizonte também evita fadiga precoce'', aponta.


Fazer alongamento antes e depois da corrida ou caminhada também é indispensável. A personal acredita que deixa o corpo ''mais inteligente'', sem esquecer do desaquecimento diminuindo a intensidade da atividade física.

''Se você não faz atividade física quando está estressado acumula doenças dentro do organismo. A atividade traz saúde e ajuda a descarregar a adrenalina'', finaliza.


Continue lendo