Muita gente considera as sobrancelhas apenas um detalhe mas, no conjunto, fazem uma boa diferença. Elas equilibram as linhas do rosto e qualquer mudança nesta região altera a expressão. "Se não forem bem cuidadas e o excesso de pêlos não for retirado, o rosto fica com o aspecto pesado", explica Théo Carias, maquiador do Stúdio W, em São Paulo.
A maneira mais segura de retirar os pêlos dos supercílios é com uma boa pinça. Algumas pessoas optam pela cera quente, mas esse método é desaconselhável por dois motivos: existe o risco de se tirar mais pêlos do que o necessário e pode prejudicar a pele - as puxadas constantes deixam as pálpebras flácidas.
As sobrancelhas muito finas - ou com falhas - também comprometem a harmonia do rosto. Atualmente, não há um formato-padrão na moda. "O ideal é que o desenho seja escolhido a partir das linhas do rosto", aconselha Théo. Achar o formato ideal, porém, é uma operação bastante delicada que, na opinião do maquiador, deve ser feita no salão. "Depois fica mais fácil a pessoa manter o desenho sozinha."
Quatro dicas
1. Para aparar as sobrancelhas, basta pentear para cima e cortar os pelos que estiverem muito compridos com uma tesourinha.
2. Para descobrir o lugar exato onde suas sobrancelhas devem começar e terminar, olhe-se no espelho e coloque um lápis na lateral do nariz, o ponto onde o lapis encostar indica onde é o começo da sobrancelha. A seguir coloque o lápis no canto onde termina o olho; ali está onde a sobrancelha deve terminar.
3. Procure fazer as sobrancelhas logo depois do banho, assim, os poros estarão abertos com o vapor e os pelos sairão mais facilmente e com menos dor. E tire apenas os pelos que crescem pelas palpebras e os que crescem entre as sobrancelhas, estes deixam a fisionomia pesada.
4. As sobrancelhas podem ser escovadas com um mini-pente, usando-se um pouco de gel ou rímel incolor para fixá-las.