Largos, finos, com cabos longos, curtos, de plástico, de madeira: há no mercado uma infinidade de pentes com funções variadas. Muitas vezes, a diversidade é tanta que complica na hora de adquirir este utensílio de beleza. Para isso, Gennaro Preite, consultor técnico da Condor, dá algumas dicas que auxiliarão na escolha do modelo certo para cada fio de cabelo.
Lisos e finos: "Neste caso, utilizamos pentes de madeira porque este fio costuma ser muito elétrico e possui uma estática (frizz) grande. Além disso, esse tipo de pente possui dentes largos, o que auxilia o pentear e minimiza os arrepiados".
Grossos e com volume: "Direcionamos os pentes de material plástico, que são bem resistentes e tem dentes abertos, para facilitar a passagem dos fios e não haver risco de quebra".
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Ondulados: "este tipo de cabelo merece atenção especial, pois os de fios não devem ser penteados diariamente para não deixar o cacho irritado ou sem forma. O melhor é, após a lavagem, penteá-lo uma única vez com o auxílio de um pente com dentes bem largos e de preferência de madeira para evitar arrepiados. Durante o dia, apenas aquela ajeitada com as mãos é recomendada".
Afros: "O interessante é o cuidado constante, pois até mesmo o pentear pode quebrá-lo ou arrebentá-lo. Para que isto não aconteça, o ideal é um desembaraçar suave. O pente tipo jacaré - com dentes em formato de gota - ajuda e muito, ou até mesmo, os modelos em garfo".
O pente garfo é para dar forma e soltar um cabelo muito crespo, além de ajudar a desembaraçar os afros que são sensíveis. Este tipo de pente foi muito usado nas décadas de 70 e 80, quando as discotecas lançaram a moda "black power".
Sem embarço
Os dentes largos são melhores para desembaraçar porque não seguram os fios, permitindo que sejam penteados sem o uso da força. As pontas dos dentes são arredondadas para que as mesmas não machuquem o couro cabeludo e não causem fissuras nos fios. A distância dos dentes está relacionada com cada tipo de cabelo e até mesmo para qual trabalho está sendo utilizado. O pente fino de cabo mais longo, por exemplo, é usado geralmente para trabalhos químicos, como coloração, já que ele consegue retirar finas mechas de cabelos para serem pintadas.
Madeira
Os pentes de madeira possuem uma característica que fica a desejar nos pentes de plástico: a neutralização da estática. Os do tipo jacaré são usados para dar acabamento nos penteados com escova, para soltar uma franja e para deixar o cabelo com um ar mais natural.
Conservação
A conservação dos pentes deve ser feita regularmente, pois o uso por diversas pessoas requer uma assepsia maior. Lavar com o auxílio de um sabão neutro, após o uso entre indivíduos é o mais indicado, porque evitará problemas de pele. Não se deve usar os dentes do pente para retirar cabelos presos nas escovas. Isso irá entortá-los.
* Gennaro Preite é cabeleireiro e consultor técnico da Condor.