Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alergia e inflamação

Pele sensível exige cuidado redobrado

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vermelhidão, coceira, descamação ou ardor na pele são queixas comuns nos consultórios médicos. Pessoas com sintomas de peles sensíveis necessitam de tratamentos específicos, já que durante o período de irritação o órgão está propício a desenvolver intolerância cruzada, ou seja, ficar ainda mais sensível a novos fatores de alergia e inflamação. O alerta da dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Maria de Fátima Staut Lima. Esse e outros assuntos relacionados à saúde da pele e aos tratamentos estéticos serão discutidos no 6º Simpósio Científico de Estética e Cosmetologia ADCOS, nos dias 13 e 14 de setembro, que reunirá em Belo Horizonte especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente.

A especialista destaca que mais de 30% dos casos avaliados mensalmente em sua clínica são resultados de sensibilidade cutânea. A irritabilidade da pele é desencadeada por vários fatores, geralmente em resposta a agressões externas do meio ambiente, patologias ou falta de cuidados. Momentos de imunidade baixa, genética, variação de hormônios, tratamentos dermatológicos agressivos, excesso de sol, vento e abuso do ar condicionado são os principais causadores do problema.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Outros determinantes são os hábitos de higiene excessivos ou inadequados, como banhos com água muito quente, barbear, depilar, esfoliar e o uso de buchas. "Além da sensação de desconforto, a falta de cuidados em longo prazo vai gerar a perda da vitalidade, da firmeza, do brilho e do aparecimento de linhas finas de expressão, rugas e o envelhecimento prematuro", conta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


De acordo com a médica, durante o período de irritação, a imunidade da pele está baixa, por isso fica fragilizada a novas causas de sensibilidade. O ideal é que o tratamento tópico seja feito com neurocosméticos específicos para esse tipo de pele. Os produtos devem ter ativos como o Complexo PPE, que proporciona poli proteção epitelial, além de nutrir, hidratar e restabelecer as funções da pele.

Outro elemento importante é o Bioativo Intracell, um concentrado intracelular, obtido da alga Himanthala elongata. Ele é constituído de elementos idênticos aos do tecido cutâneo e atua em osmose com as células da pele, reequilibrando suas funções vitais. A associação de mediadores inflamatórios e neurosensoriais estimula a liberação de beta-endorfinas e promove o equilíbrio cutâneo, alívio, conforto e bem-estar. Os cosméticos também devem ter fórmulas suaves, livres de fragrância, corantes e álcool para minimizar as irritações, e podem ser usados diariamente, sem restrições.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade