Dicas rápidas

Pele das crianças também precisa de cuidados no inverno

13 jul 2009 às 11:47

Coceira, descamação e vermelhidões na pele. Esses são alguns dos sintomas do Eczema Atópico que, apesar do nome pouco conhecido, afeta grande parte das crianças. O médico Gilvan Alves, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, revela que no inverno a doença tem maior incidência, já que o período marcado pelo frio e a baixa umidade deixa a pele mais vulnerável à patologia.

O especialista explica que o Eczema também pode ser herdado dos pais, mas os fatores ambientais influem sobremaneira sua manifestação. "É preciso ficar atento, pois nas férias as crianças tendem a se divertir em locais onde ficam expostas ao clima seco e à poluição", diz o dermatologista.


Para entender de fato o Eczema, o médico esclarece que são lesões cutâneas que se manifestam geralmente na face e no tronco. "Pessoas que apresentam a doença, geralmente têm excesso de ressecamento da pele, que se torna mais grossa, áspera e escurecida".


Recreação


Os pais devem ficar atentos à aplicação do protetor solar nos filhos. Apesar da temperatura mais baixa, a radiação continua agindo. O mesmo vale para dias nublados, pois os raios ultravioleta atravessam as nuvens e, já que a camada de gordura que protege a pele diminui com o frio, é maior a perda de água que leva ao ressecamento.


De acordo com Gilvan Alves, ao perceber qualquer alteração na pele, o importante é procurar um dermatologista o mais rápido possível. O tratamento do Eczema Atópico é à base de cremes e pomadas. Em casos mais graves podem ser necessárias medicações mais potentes, via oral, para o seu controle.

Apesar do alerta pode-se aproveitar o inverno sem temor. Cuidados básicos ajudam a evitar as doenças. Segundo o médico, os banhos devem ser rápidos, mornos, sem buchas e com sabonete de pH neutro. "O uso diário de hidratante é indispensável, inclusive para os pequenos", finaliza.


Continue lendo