Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Envelhecimento

Oxidação, a grande vilã do envelhecimento

Redação Folha de Londrina
31 dez 1969 às 21:33
Como rotina comum a todas as idades, é importante aplicar filtro solar, além de limpar, tonificar, hidratar e nutrir a pele - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A oxidação é um dos grandes vilões no processo de envelhecimento. Segundo a dermatologista Denise Steiner, de São Paulo, ela é causada por exposição excessiva ao sol, estresse, alterações hormonais, entre outros fatores, a inflamação subclínica (invisível a olho nu) danifica as células.

Denise explica que, a partir dos 30 anos, ocorrem discretas alterações na pele. A hidratação vai diminuindo, assim como a produção de colágeno. Surgem algumas manchas e sulcos e é comum ocorrer a acne da mulher adulta, que, diferentemente daquela da adolescência, é gerada pelo estresse da vida moderna.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aos 40 anos, surge um ou outro problema hormonal. O bigode chinês (região abaixo do nariz, na lateral) fica mais evidenciado. Nota-se a queda do contorno do rosto (entre a orelha e o queixo). Surgem linhas abaixo dos olhos, rugas, vasinhos, pouca gordura nas maçãs, linhas horizontais no pescoço, preguinhas nos lábios superiores, manchas. Em relação ao corpo, flacidez e celulite já começam a incomodar.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Aos 50, fase do climatério, a queda do estrógeno acentua a desidratação da pele. O ideal é começar a repor colágeno. A flacidez piora e a pele do corpo fica ressecada a ponto de incomodar. O rosto perde gordura acima das maçãs, o lábio afina e perde o contorno. Na região dos olhos, bolsas de gordura se instalam sob as pálpebras inferiores. As manchas no rosto ficam mais acentuadas. A cintura perde definição e a gordura abdominal é comum nessa idade. Aos 60, as mudanças são bem mais perceptíveis, começando pela alteração da superfície da pele, ressecamento, manchas, asperezas na pele dos pés, mãos e cotovelos; sobra de peles; colo muito marcado; cabelos brancos e ralos.

Não dá para generalizar os tratamentos em cada fase, lembra Denise. Os procedimentos de consultório (laser, preenchimento, Botox, fórmulas) variam caso a caso. Porém, como rotina comum a todas as idades, é importante aplicar filtro solar, além de limpar, tonificar, hidratar e nutrir a pele com produtos compatíveis (pele normal, seca, mista ou oleosa). Como coadjuvante antiidade, é interessante combinar o uso de vitamina C via oral e zinco. ‘Além de fortalecer o colágeno da pele, a vitamina C ajuda a combater vasinhos sangüíneos superficiais e manchas causadas pelo sol. O zinco controla a oleosidade da pele e do couro cabeludo, problema que pode ocorrer na maturidade.’


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade