A cada dia cresce o número de mulheres jovens com varizes. Aliás, 20% da população enfrenta o problema. Mas o que são varizes? Funciona assim: as veias levam sangue para o coração por meio de válvulas; quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna e forma "poças" pelo caminho, que incham e formam as varizes. Depois de instaladas, elas causam dor e sensação de cansaço e peso nas pernas. A predisposição genética é o principal fator para o desenvolvimento do problema, mas alguns hábitos também podem influenciar. Veja quais são eles, segundo informações do angiologista e cirurgião vascular Eduardo Fávero.
1. Movimente-se
Ficar muito tempo parada congestiona a circulação venosa das pernas. Ao longo do dia, as veias trabalham para drenar o sangue de volta ao coração e por isso, quanto mais tempo uma pessoa permanece parada, principalmente em pé, mais difícil será esse trabalho. Quando for fazer uma viagem longa, saiba que isso diminui intensamente a velocidade de circulação do sangue. E sangue que não circula, pode coagular.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
2. Coma bem
Escolha uma dieta rica em fibras e líquidos, pois evita a constipação intestinal. Um intestino que não funciona corretamente acarreta o aumento da pressão no interior do abdômen, causando um obstáculo a mais para o retorno do sangue que circula nas pernas.
3. Mantenha-se no peso ideal
Quando uma pessoa está gordinha acaba acumulando gordura no interior do abdômen, o que é chamado de gordura visceral. Isso aumenta a pressão intra-abdominal que também dificulta o retorno do sangue.
4. Troque o elevador pela escada
Ao contrair os músculos das pernas, principalmente da panturrilha, colocamos em funcionamento uma bomba natural de sangue existente no local. Por isso, cada vez que você sobe a escada, o sangue é impulsionado para a parte de cima da perna e estimula a circulação.
5. Não abuse do salto alto
O funcionamento das bombas de sangue depende da contração e relaxamento muscular. Durante o relaxamento, os músculos se enchem de sangue e, quando há a contração, esse sangue é bombeado. Ao usar salto alto, os músculos das panturrilhas estão em constante contração, prejudicando o preenchimento de sangue na fase de relaxamento.
6. Faça exercícios físicos
Seja qual for a atividade que você escolher: musculação, caminhada, corrida, natação... todas aumentam a atividade das bombas que impulsionam o sangue.
7. Não fume
O cigarro provoca sérios danos na parede dos vasos sanguíneos, o que prejudica a circulação. Além disso, ele predispõe à formação de trombose (coágulos no interior das veias que causam a famosa trombose venosa profunda, doença que pode deixar sequelas e até levar à morte).
8. Cuidado com a pílula anticoncepcional
O hormônio pode levar ao aparecimento das varizes. Procure uma opção com dose hormonal mais baixa ou escolha outro método contraceptivo, sem hormônio. (Fonte: Shape, Saúde e Bem-estar)