Janeiro é época de férias, certo? Não para todos. Enquanto a criançada não vê a hora de ter os dias livres da escola, é a vez dos pais e responsáveis que não podem viajar quebrarem a cabeça para criar atividades que ocupem os dias dos pequenos. Uma boa opção oferecida por clubes, hotéis e algumas escolas é a colônia de férias.
Conforme orienta o professor de Educação Física e coordenador da Colônia de Férias do Sesc Centro, em Curitiba, Vinicius Tallar, os pais precisam tomar cuidado na escolha da instituição e no programa em que vão inscrever os filhos. ''O ideal é uma programação que misture esporte, recreação, brincadeiras e cultura. Não é apenas soltar a criança naquele local. Tem que observar se os guias são profissionais'', explica. Para ele, o principal ganho desse tipo de atividade não é ocupar o tempo, mas sim a sociabilização entre os pequenos.
A Colônia de Férias do Sesc é aberta ao público em geral. Com uma média de 60 inscritos entre 5 e 12 anos por semana, a programação inclui brincadeiras diversas, idas ao cinema e passeios temáticos, voltados para a faixa etária do participante. ''Como estamos localizados no centro, onde as crianças ficam cercadas por prédios e com poucas opções de lazer, é importante oferecer uma atividade onde elas possam se soltar'', diz Tallar.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Outra opção é matricular os filhos em escolinhas de esportes como voleibol, basquete, futebol e handebol. Algumas continuam em funcionamento durante as férias escolares.
De 10 de janeiro a 20 de fevereiro, a prefeitura de Curitiba oferece o Festival de Férias de Verão e o Festival 100% Esporte. A previsão é reunir mais de 15 mil pessoas. Em janeiro, os eventos acontecem nos fins de semana, com torneios-relâmpagos de minivôlei, minifutebol, footsack, golfe, ciclismo e corridas. As atividades acontecerão em áreas esportivas nas nove regionais.
A partir de 19 de janeiro, 40 espaços da Capital receberão o Festival Férias de Verão para crianças e jovens entre 6 e 14 anos. Até o dia 30 de janeiro, estão programadas atividades recreativas como oficinas de malabares, de maquiagem e de atividades manuais, brincadeiras, jogos gigantes, escalada, cama elástica e aulas de natação.
Alguns hotéis e clubes também programaram atrações para os filhos dos hóspedes e associados. O Mabu Thermas e Resort, em Foz do Iguaçu, terá uma das mais extensas programações para esse público. Iniciando em 2 de janeiro e encerrando as brincadeiras e gincanas no dia 18 de fevereiro.
Londrina
Em Londrina, a partir da segunda quinzena de janeiro, ainda sem data definida, o Londrina Country Club oferece em parceria com a Trupe do Papi uma semana de atividades, com quatro turmas divididas por faixa etária (4 e 5 anos; 6 a 8 anos; 9 a 11 anos; acima de 12 anos). Em todas elas serão desenvolvidas brincadeiras recreativas, esportivas, expressivas e culturais, adaptadas com o nível e exigência de cada turma.
Por exemplo, a turma dos menores (4 e 5 anos) vão trabalhar com argila, massinha, pintura e jogos mais calmos, como explica Valmor Papi, professor de recreação e lazer, responsável pela colônia de férias. Já os maiorzinhos vão se divertir nas gincanas, caça ao tesouro ("que pode ser mais simples, ou com enigmas"), "qual é a música?" e jogos esportivos de quadra e aquáticos.
Mas não é só de energia que as crianças vão precisar. Atividades mais culturais e lúdicas também fazem parte da brincadeira, como descreve Papi: "A gente monta peça de teatro, faz coreografias de dança e oficina de brinquedos com sucata". A idéia é evitar brincadeiras sedentárias e aquelas que as crianças estão acostumadas a fazer em casa. "A mais light que temos é a contação de histórias. Elas gostam muito", diz.
Em média, para cada turma há dois monitores, podendo aumentar de acordo com o número de inscritos. Todos eles possuem curso de socorro de urgência e passam por uma capacitação prévia, assegura Papi.
Outra boa opção na cidade é a colônia de férias do Grêmio Recreativo Londrinense, que acontece de 26 a 30 de janeiro, das 13h30 às 17h30, com turmas para crianças de 4 a 6 anos e de 7 a 12 anos. Além das brincadeiras tradicionais, o Grêmio leva as crianças para atividades extra-clube. Nelson Zaminelli, coordenador de esportes, cita alguns locais: shopping, boliche, cinema, parque Arthur Thomas, autódromo (onde andam de bicicleta), entre outros.
Também se destacam pelo ineditismo atividades como o arvorismo e a oficina de pipas, oferecidas para a turma de 7 a 12 anos. Nesta última, as crianças aprendem a confeccionar uma pipa e a empiná-la, caso o vento colabore no dia. Outra atividade especial para a turma dos maiores é o alojamento no último dia da colônia. "É como se fosse uma despedida. A gente faz atividades noturnas, assiste filme e depois promove uma festa de encerramento", relata Zaminelli.
Acompanham todas as atividades da colônia professores de educação física e estagiários do Grêmio Londrinense. Na ficha de inscrição os pais devem informar sobre recomendações médicas e, em caso de acidentes, os organizadores farão o atendimento emergencial.
Serviço:
Colônia de Férias do Sesc Centro
De 25 de janeiro a 06 de feveiro
Diariamente, das 13 às 18 horas
Preço por semana:
R$ 50 para comerciários
R$ 100 para demais usuários
Inscrições no site www.sescpr.org.br
Colônia de Férias Londrina Country Club
Data/horário: a partir da segunda semana de janeiro (data a confirmar)
Local: Rua Fernando de Noronha, 977
Idade: turmas de 4 e 5 anos; 6 a 8 anos; 9 a 11 anos; acima de 12 anos
Informações: 3327-4741
Preços sob consulta
Colônia de Férias Grêmio Recreativo Londrinense
Data/horário: 26 a 30 de janeiro, das 13h30 às 17h30
Local: Rua Grafita, 332, Jardim Ideal
Idade: turmas de 4 a 6 anos e de 7 a 12 anos
Informações: 3339-5477
Preços sob consulta
* Com informações da Máxima Comunicação (Londrina)