O melhor amigo da mulher não é um vestido pretinho básico ou um bolsão para carregar de lixa de unha à cola-tudo. ''Toda mulher precisa de um gay em sua vida'', ensina a jornalista carioca Andrea Franco no livro que revela como pode ser divertida e proveitosa essa relação.
''Está na moda ter amigo gay porque as pessoas estão mais tolerantes. Hoje, a abertura é maior em relação à sexualidade e existe menos preconceito'', afirma Andrea.
Tanto é verdade que nos Estados Unidos foi criada até uma gíria para definir a mulher que é amiga dos gays: ''fag hag'', personagem que deu pinta em filmes e seriados, como ''O Casamento do Meu Melhor Amigo'' (1997), ''O Direito de Amar'', (2009) e ''Sex and the City''.
A jornalista também prova que é mentira que gay não gosta de mulher; afinal, elas são inspiradoras, consideradas pelos homossexuais verdadeiras divas.
E antes que o argumento de que as mulheres heteros e os gays gostam do mesmo produto possa trazer empecilhos, Andrea afirma que o gosto é parecido, mas o foco é diferente.
A compreensão de que um amigo gay não é concorrência direta na balada dá a chance à mulher de ter mais do que companhia para olhar vitrines e frequentar o cabeleireiro: é contar com um consultor sobre o sexo masculino.
Dizem que as mulheres não se vestem para os homens, mas para outras mulheres. Uma afirmação reveladora sobre o espírito de competição no mundo feminino.
''Foi quase uma unanimidade entre as mulheres que entrevistei a afirmação de que não existe competição na amizade com gays, apesar de gostarem do mesmo produto'', destaca Andrea, acrescentando que pesquisas suecas apontam que gays e mulheres têm pontos comuns no cérebro nas áreas da emoção, humor e ansiedade.
Andrea ressalta que a amizade traz vantagens para mulheres e gays e que ambos podem aprender com o relacionamento.
''Os gays conhecem o universo masculino, sabem como os homens pensam, os seus anseios. O gay foi moldado culturalmente para ser homem e oferece uma visão imparcial desse mundo, trazendo muitas informações para as mulheres. É interessante ter informações sobre o sexo masculino, quando não se tem o homem como objeto do desejo'', comenta a autora.
Andrea entrevistou alguns homossexuais que disseram que as mulheres lhes ensinaram a ser mais românticos. Os entrevistados também garantiram que elas são uma mão amiga, apoiando a decisão de ''sair do armário''.
A jornalista é pós-graduada em Jornalismo Internacional e autora de um outro livro: ''40, Sim! E Daí?'', lançado pela Matrix Editora, especializada em obras de humor.
A autora aponta apenas uma contraindicação para a amizade entre uma mulher e um gay. É ela acabar se apaixonando por aquele companheiro sensível, sincero e que entende porque precisa de mais um par de sapatos.
Serviço:
"Por que toda mulher precisa de um amigo gay em sua vida"
Autora - Andrea Franco
Editora - Matrix
Quanto - R$ 28 (152 páginas)