Com as temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar em baixa, a população vem sofrendo. Uma das consequências causadas por este clima são os danos à pele, como ressecamento e descamação.
Com o tempo seco, a pele perde grande parte de sua hidratação natural. O que pode provocar coceira, irritações e, dependendo do caso, até mesmo patologias mais sérias. "Com o ressecamento da pele, além da irritação e descamação provocadas por esse clima, pode ocorrer agravamento e descompensação de dermatites, como a atópica, que pode levar a coceira intensa e grandes feridas, e a dermatite seborréica, conhecida popularmente como caspa", afirma a dermatologista Juliana Gumieiro.
Pele hidratada
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
E como fazer para manter a pele hidratada e bonita enquanto a chuva não vem? A dermatologista explica que alguns cuidados são necessários. "Nessa época é preciso escolher um creme hidratante mais concentrado, os melhores são os que contêm uréia ou algum óleo vegetal. A atenção aos joelhos, cotovelos e calcanhares deve ser redobrada. No banho deve-se evitar água muito quente e esfregar muito a pele com buchas, pois isto a resseca ainda mais.
O indicado é usar um sabonete com propriedades hidratantes ou sabonetes infantis" aconselha a médica. E para manter a pele bonita, independente da estação do ano a dermatologista indica: "Beba muita água, sucos de frutas e chás para manter o corpo hidratado. Isso certamente ajudará na manutenção de uma pele bonita e saudável", afirma.
Não esqueça a boca
Além da pela devemos ter atenção aos nossos lábios. Devido à falta de hidratação, o ressecamento dos lábios é inevitável, podendo causar rachaduras. Por isso, de acordo com a dermatologista é importante evitar o hábito que muitas pessoas têm de passar a língua nos lábios constantemente. "A saliva tem o pH mais ácido que o da pele e pode ressecar os lábios e deixá-los ainda mais irritados. Para hidratá-los lembre-se sempre de usar um protetor labial", finaliza.