A meditação traz vários benefícios para a saúde: combate o estresse e a ansiedade, melhora a criatividade e retarda o envelhecimento, entre outras coisas. É um método que equilibra o ser humano, unindo o corpo, mente e espírito.
Meditar exige persistência, quem já pratica há anos é capaz de meditar em qualquer lugar, até no escritório. Quem está começando deve procurar um lugar tranqüilo, onde não seja interrompido. Para muitas pessoas não é tão simples parar e relaxar, elas simplesmente não conseguem se desligar do trabalho, dos problemas ou dos filhos. Nesses casos, é bom aprender uma técnica com um instrutor e ter um grupo com o qual praticar uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Durante a meditação, mudamos a freqüência das ondas mentais e isso é contagioso. Deve-se meditar duas vezes por dia, de 20 a 30 minutos, de manhã e à noite.
Para ter um gostinho dessa experiência, siga essas instruções:
Sente-se confortavelmente em uma cadeira ou colchonete em que a coluna fique bem reta. Apoie as mãos sobre os joelhos. Feche os olhos e preste atenção à respiração, contando de um a dez repetidamente. Pensamentos vão aparecer para distraí-la. Não tente afastá-los, simplesmente retome a contagem ao perceber que se dispersou. O corpo vai protestar por meio de coceira, formigamento, inquietação. Não dê atenção a essas sensações, que devem desaparecer. Medite pelo tempo que aguentar, de preferência começando com dez ou 15 minutos e aumentando até meia hora.