Calor, roupas curtas, pele exposta e raios ultravioletas. Uma combinação típica nesta época do ano pode causar imensos prejuízos que se estenderão às demais estações. No verão a pele fica mais sensível e o uso dos filtros solares aparece como excelente alternativa para promover a proteção de homens e mulheres em todas as idades. O problema é que muitos deles podem também causar problemas à pele, deixando-a oleosa e provocando o aparecimento da acne. Os cuidados nesta época, portanto, devem ser redobrados.
Sob o sol, é necessário escolher um bom protetor solar, de preferência não comedogênico, que esteja de acordo com o tipo de pele. O melhor horário para a exposição ao sol é antes das 9h ou após as 16h. Mesmo durante esse período, é imprescindível usar o protetor solar e reaplicá-lo a cada duas horas. É importante ainda limpar bem o rosto, lavando-o várias vezes ao dia para retirar a sujeira e outros resíduos que se acumulam. Além disso, deve-se evitar o uso excessivo de cremes hidratantes, que contribuem para a obstrução dos poros. Sua utilização não deve ser motivada apenas por vaidade, mas também para prevenir doenças sérias como o câncer de pele. Dados do Ministério da Saúde dão conta de que a cada ano são registrados 122.400 novos casos da doença por ano. Mesmo com esse alto índice 70% das pessoas não se protegem adequadamente.
O uso inadequado destes produtos, porém, deixa a pele oleosa e favorece o aparecimento da acne que, embora seja uma doença característica da adolescência, também atinge as pessoas mais velhas. Hoje, a acne atinge cerca de 80% dos jovens brasileiros entre 13 e 18 anos. Desse grupo, 8% desenvolvem a forma mais severa da doença, caracterizada por grandes e numerosos nódulos inflamatórios, concentrados no tronco e na face. As lesões são dolorosas, profundas e muitas vezes drenam pus.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Um erro muito comum é espremer os fungos. Isso agrava o problema, devido às ações das bactérias, podendo até causar uma infecção. Para tratar a acne é fundamental a consulta com um dermatologista. O especialista indicará o tratamento mais adequado e este deve ser levado a sério e cumprido até o fim, para se obter um resultado satisfatório. Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, menos chances o paciente terá de deixar marcas ou cicatrizes na pele. Em casos mais graves, o tratamento mais eficaz é a isotretinoína, substância derivada da vitamina A, conhecida comercialmente com o nome de Roacutan. Com apenas algumas precauções, é possível garantir uma pele mais bonita e saudável para esse verão, aumentando a auto-estima e autoconfiança.
Além da pele
Além da pele, as mulheres também se preocupam com a forma física no verão. Para obter resultados positivos nas duas áreas, nada melhor que algumas mudanças nos hábitos alimentares. Com o calor o ideal é aumentar o consumo de líquidos durante o dia, para compensar a perda de água decorrente da transpiração. Recomenda-se a ingestão de 1,5 a 2,5 litros de água pelo menos, que irá hidratar a pele e combater a oleosidade. O cardápio deve ser leve, incluindo muitas frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras. As refeições devem ser feitas com maior freqüência, a cada três horas, porém em menor quantidade. Deve-se evitar alimentos gordurosos e calóricos, como as frituras.