A felicidade no relacionamento a dois é uma busca constante na maioria das pessoas. Homens e mulheres passam boa parte da vida à procura de seu par, àquele ou àquela com quem vai compartilhar o seu futuro, sonhos, angústias, medos... Alguém em que possa confiar, construir uma família feliz... E, finalmente, quando as partes se encontram é como se o sonho estivesse prestes a se realizar.
O início da vida a dois parece perfeito e muitas vezes realmente é. Mas o fato é que que o casamento une duas pessoas que cresceram com valores e estilos de vida diferentes, fatores que na época do namoro pareciam não fazer diferença.
Muitas vezes o casal só desperta para essas diferenças depois de meses, ou até mesmo após anos de convívios e, infelizmente, nem todos, conseguem superá-las com entendimento. Daí o grande número de casamentos desfeitos. Levantamento recente feito pelo Colégio Notarial do Brasil revelou que em 2011 os cartórios registraram 50% mais divórcios do que em 2010.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Atenta a essa situação a mediadora de conflitos Suely Buriasco escreveu, pela editora Novo Século, o livro "Mediando Conflitos no Relacionamento à Dois". No livro ela revela os principais motivos que levam os casais á separação, exemplificando com histórias baseadas em fatos reais.
"O relacionamento humano é um tema que merece muita atenção pela complexidade que representa. As grandes dificuldades estão intimamente ligadas à forma como sentimentos e emoções são manifestados. Cada pessoa tem sua maneira de enxergar e se portar diante da mesma situação. Nos atendimentos em consultório, ou nos Fóruns, percebi que os conflitos surgem pela inabilidade em que as duas partes têm em lidar com os diferentes pontos de vida e pela falha na comunicação. A relação a dois é feita de cobranças: eu dou amor e por isso quero ser amado. Mas em se tratando de sentimentos e emoções isso é impossível. E ai podem surgir as decepções, desencadeando muita dor e sofrimento, que podem ser evitados com a desarticulação do princípio gerador dos embates humanos: a falta de compreensão e respeito pelo outro. tudo isso é possível através da mediação", argumenta a autora.
Segundo Suely Buriasco, o objetivo do livro é destacar situações comuns do cotidiano de um casal, tentando facilitar o entendimento entre as partes. "Não tenho a ambição de solucionar os problemas conjugais do leitor, mas sim de levar o casal à reflexão diante de situações que parecem irreversíveis. Muitos se decepcionam com seus semelhantes a ponto de perder totalmente a confiança no ser humano e constroem verdadeiros 'muros mentais'. Mas confiar é dar chance para que provem que também são pessoas dignas, ou que, no mínimo, estão dispostas a tornarem-se".
Em "Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois" Suely Buriasco fala sobre a finalidade do casamento, diferença entre amor e paixão, a rotina, ciúme, insegurança... Explica quais são os sinais de alerta de um casamento em crise. Fala sobre o respeito a individualidade, as crenças, a chegada dos filhos. Também toca em dois assuntos polêmicos, a infidelidade e a violência doméstica.
A mediação de conflitos é uma forma consensual de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de um diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade de solucionar os seus conflitos, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação. A mediação possibilita a transformação da "cultura do conflito" em "cultura do diálogo" na medida em que estimula a resolução dos problemas pelas próprias partes. Hoje alguns Fóruns do país contam com a Câmara de Mediação de Conflitos para atender, entre outros, casais em vias de separação com dificuldades em decidir guarda de filhos, divisão de bens, etc.
*Suely Buriasco é mediadora de conflitos, tendo atuado junto a casais no Fórum de Santana, em São Paulo. nascida em Londrina (PR), atualmente trabalha no Fórum de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, além de realizar atendimento em seu consultório na Avenida Paulista, em São Paulo. Estreou no mercado editorial em 2009 com o romance "Uma Fênix em Praga".
Serviço:
"Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois"
Páginas: 192
Preço sugerido: R$ 34,90