Dicas rápidas

Jogo ensina conceito de dinheiro de forma divertida

31 dez 1969 às 21:33

Indicado para crianças de 5 a 8 anos o software desenvolve o reconhecimento das moedas por aspecto e valor, a correspondência entre moedas e preços escritos em reais, a troca de valores equivalentes e a noção de pagamento e troco.

"Minhas Moedinhas", o mais novo CD-ROM lançado pela Divertire, é uma excelente ferramenta de apoio ao aprendizado do conceito de dinheiro. A criança deve realizar tarefas como reconhecer o aspecto e valor das moedas, identificar o mesmo valor com moedas diferentes, realizar operações de adição e subtração, que estimulam o pensamento dedutivo e o raciocínio lógico, desenvolvem a atenção, concentração e a capacidade de resolver problemas simples, entre outras habilidades. Tudo isso em rítmo de brincadeira saudável e inteligente e respeitando os interesses e limites da faixa etária.


Há duas maneiras diferentes para interagir com as 6 atividades propostas pelo software. A primeira é pelo modo "Aventura", onde as atividades estão inseridas em uma história animada. A segunda é ir diretamente para as atividades e reforçar os conceitos trabalhados durante a história.


A aventura começa quando um simpático grupo de camundongos - Mazeca, Madé, Malu e Manena - resolve ir ao parque de diversões. Madé está triste porque não sabe se tem dinheiro suficiente para ir com seus amigos. É aí, então, que a criança entra em cena: para ajudar Madé a conferir se há dinheiro suficiente em seu cofrinho. Nesta atividade - Cofrinho do Madé - a criança aprende a identificar o aspecto e o valor das moedas.


Como Madé não tem dinheiro suficiente para ir ao parque, Malu tem a idéia de vender seus brinquedos para arrecadar dinheiro. Na atividade Venda de Brinquedos, a criança deve identificar qual o brinquedo que tem o preço indicado pelo software e treina a correspondência entre moedas e preços escritos em reais.


Na atividade seguinte, Ônibus para o Parque, a criança deve ajudar Mazeca a pagar a sua passagem de ônibus e desenvolve a noção de pagamento e troco.


Ao chegar ao parque, Mazeca e Madé vão direto para a atividade Castelo Pula-pula. Para que eles possam brincar no castelo, é necessário que eles paguem o mesmo valor, porém, com moedas diferentes.


Na atividade Pega Moedas, a criança deve somar e subtrair valores monetários para que Malu possa brincar na máquina Pega-Queijo.


Na atividade Trailer do Roque, a criança deve ficar atenta para subtrair do valor do lanche o desconto referente a oferta do dia. Assim, Manena poderá comprar seu lanchinho de queijo no valor correto.


Mas a diversão não para por aí. O software traz ainda um jogo super-divertido - Montanha das Moedas -, onde a criança deve clicar em todos os grupos de moedas e tentar pegar todas as possíveis. Ao lado há um painel com o ranking dos melhores resultados, que pode ser visualizado em reais ou em centavos.


Pais e professores podem entrar no menu do programa e controlar uma série de acessos por uma senha. Em Configurações do Programa, por exemplo, ele pode definir quais as atividades que a criança terá acesso, qual o nível (1, 2 ou 3) que ela deve trabalhar de acordo com sua faixa etária, se a criança receberá ou não a recompensa do software após os acertos, entre outras. Em Registros de Alunos o professor acompanha quais as atividades que cada criança já concluiu, quais tiveram todas as respostas corretas e até pode imprimir um Certificado. O software ainda é compatível com Quadro Interativo ou Lousa Digital.


Serviço
Categoria: educativo
Faixa etária: de 5 a 8 anos
Preço Sugerido: R$ 22,00


Continue lendo