Dicas rápidas

Inverno é a estação ideal para cuidar de manchas da pele

31 dez 1969 às 21:33

Os dias estão ficando mais curtos e o inverno é a melhor época para cuidar da pele, especialmente para minimizar os sinais de envelhecimento. Os dermatologistas costumam prescrever diversos tipos de ácidos clareadores para minimizar as manchas, mas em todos os casos a orientação é para que o paciente fique longe do sol.

Caso você precise de um tratamento mais inteso, a preparação da pele começa algumas semanas antes e inclui uma boa hidratação, a eliminação ou redução de manchas preexistentes e a diminuição suave da espessura da camada córnea, que é conseguida com a aplicação de cremes à base de ácido retinóico e hidroquinona. Tanto na fase de preparação como no pós-peeling a proteção da pele é essencial, com um protetor solar com fator 30 de proteção (no mínimo).


Peeling - O peeling é o processo de descamar ou esfoliar a pele, e pode ser:


Superficial: É o realizado na camada mais externa da pele, a epiderme e em intervalos que variam de uma semana a 15 dias, numa série de 5 peelings.


Médio: Remove parcial ou totalmente a epiderme, atingindo a parte superficial da derme.


Profundo: Remoção da epiderme é total e atinge até o nível médio da derme. Apresenta riscos maiores de complicações. O peeling profundo costuma ser dolorido e a pessoa fica impedida de sair de casa por uns 3 a 4 dias por causa da descamação intensa.


Tipos de peeling


Químico: São utilizados produtos químicos que promovem a esfoliação da pele. Os produtos mais comumente utilizados são: ácido retinóico, ácido glicólico, ácido tricloroacético, ácido salicílico, pasta de resorcina, ácido pirúvico e fenol.


Mecânico: É o chamado peeling de cristal e consiste numa microdermoabrasão da pele com cristais, provocando remoção de células mortas e levando ao surgimento de uma pele mais brilhosa. É utilizado no tratamento de cicatrizes de acne, estrias, manchas e para dar viço à pele. É uma técnica antiga que ganhou novo nome.


Luz pulsada


O Quantum é uma luz intensa utilizado para remoção de manchas e vasos na face. Tem muito bons resultados para manchas senis, manchas no pescoço e melasma.


Laser


O laser utilizado para eliminar manchas são: Argônio, DYE Corante, Rubi. O laser não é indolor e dependendo do procedimento requer algum tipo de anestésico.

A recomendação é que qualquer procedimento para minimizar a manchas deve ser prescrito e realizado por médicos dermatologistas. (As informações são do Wmulher)


Continue lendo