Dicas rápidas

Inverno acentua a queda de cabelos; veja o que fazer

01 jun 2011 às 12:57

Não são só as folhas que caem das árvores durante o inverno. Nossos cabelos também são afetados pelas mudanças climáticas e tendem a ter uma queda mais acentuada durante esta época do ano. Também nesta época as doenças do couro cabeludo costumam se agravar.

O alerta é de Patrícia Maciel, terapeuta capilar e fundadora do Núcleo Capilar Patrícia Maciel.


Água quente


Nos dias mais frios, mesmo que involuntariamente, utilizamos a água do chuveiro mais quente. Segundo Patrícia, a água quente - que dá uma sensação aconchegante - potencializa o cloro, que prejudica os cabelos. Além disso, provoca o `efeito rebote´, pois o óleo, ao ser retirado bruscamente, se reproduz ainda mais, pois as glândulas sebáceas aceleram sua produção. "Também os alimentos mais calóricos que ingerimos no inverno aumentam a produção sebácea, formando mais óleo no couro cabeludo, inibindo a oxigenação e obstruindo o poro piloso", aponta Patrícia.


A oleosidade por sua vez favorece a proliferação de fungos - o que favorece o ressecamento do couro cabeludo, a queda dos cabelos, a caspa e a seborréia. Portanto, o ideal é utilizar água morna a 20 °C para lavar os cabelos.


Poluição, bonés e toucas: vilões


A poluição, que é a vilã nos grandes centros urbanos, deixa os cabelos opacos e sem vida. Por isso, é importante lavar os cabelos todos os dias, tendo sempre o cuidado de utilizar produtos com baixo pH.


Outra recomendação de Patrícia é para, se possível, não utilizar bonés, lenços, toucas ou chapéus. O uso destes itens pode impedir a ventilação do couro cabeludo, causando ainda mais oleosidade e a proliferação dos fungos.


Receita natural


Para as pessoas que sentem o aumento de oleosidade no couro cabeludo durante as estações mais frias, Patrícia dá uma receita simples e que pode ser feita em casa:

Pegue um punhado de hortelã, centrifugue com ½ copo de água filtrada e coe muito bem. Após a lavagem dos cabelos, aplique 20 gotas no couro cabeludo e massageie, sem enxaguar. A solução pode ser conservada em geladeira.


Continue lendo