Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Influências externas

Infertilidade pode ser evitada em até 50% dos casos

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

No próximo dia 30 de setembro, às 19hr, na Livraria Saraiva do Shopping Paulista, em São Paulo, o médico especialista em reprodução humana Arnaldo Schizzi Cambiaghi lança seu 9º livro "Fertilidade é um assunto sério" pela editora LaVida Press. Entre as preocupações do especialista está a responsabilidade social já que este é o primeiro livro que alerta os pacientes em como evitar a infertilidade, além de conter capítulos com explicações atuais sobre preservação da fertilidade em pacientes com câncer.

"Diversos males que causam a infertilidade podem ser prevenidos na juventude. Nesta obra alerto sobre os problemas que o cigarro, a bebida e as DST's podem causar nos adolescentes prejudicando sua fertilidade. Se a população se preocupar com a prevenção podemos diminuir a porcentagem de casais inférteis no País, além de diminuir a fila de espera e os gastos do governo nos hospitais públicos que possuem fila de espera de até 5 anos para os pacientes serem atendidos", alerta o médico. Outro dado interessante é o número de fertilizações que acontecem anualmente na América Latina. Segundo os últimos dados disponibilizados pela Rede Latino Americana de Reprodução Assistida o número de procedimentos nesta área da saúde cresceu 64,7% em 5 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No exercício de sua profissão Cambiaghi convive com casais, principalmente as mulheres, que sofrem com a dificuldade em ter filhos. "Desde que se inicia a via sacra das consultas médicas e exames que nem sempre esclarecem de imediato o diagnóstico começa o desgaste físico, emocional e econômico do casal. Muitas das causas da infertilidade podem ser evitadas se alguns cuidados forem observados pelos pais ou responsáveis. Gosto de observar o comportamento das pessoas e como pai, desde quando minhas filhas eram crianças, percebo que embora as pessoas sejam diferentes umas das outras, existem pontos em comum que atravessam gerações. A maioria decide com antecedência a idade do casamento, de quando terá bebê e quantos filhos serão. Como tudo isto pudesse ser realmente previsto. Os filhos podem ser desejados, mas, nem sempre, a gravidez acontece naturalmente", complementa Cambiaghi.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


As causas de infertilidade variam. Algumas vezes são devido a fatores orgânicos, outras a doenças agressivas como o câncer e suas terapias complementares, mas também ocorrem devido à falta de cuidados, atenção ou até desconhecimento pelos pais e familiares, de doenças prejudiciais ao sistema reprodutor como a obesidade ovários policísticos e até a endometriose, que poderiam ser diagnosticadas, prevenidas ou amenizadas na infância ou na adolescência. O médico escreveu este livro pensando especialmente nas mães que podem ajudar seus filhos para que eles não se tornem inférteis no futuro. "Mesmo que existam outras causas que justifiquem a origem do problema, elas podem ser agravadas por esses erros de comportamento", explica o especialista.

Publicidade


A qualidade de vida cada dia torna-se mais importante para o organismo como um todo. Para Cambiaghi a fertilidade deve ser protegida e preservada desde a infância, já que acredita que provavelmente, num futuro próximo, poderá ser também prorrogada, pois, desta maneira, muitos casais poderão evitar problemas para conseguir engravidar na época que desejarem ter seus filhos. "Quando me dispus a escrever sobre a seriedade da fertilidade foi baseado nestas inquietações que me fizeram enxergar que a Fertilidade é Assunto Sério e estar concentrado, o tempo todo, nos sentimentos sofridos destes casais, os quais, cada vez mais, me movem para o interesse do conhecimento científico e para entendê-los mais profundamente. Agirei assim, naquilo que puder para evitar que, nos anos futuros, mais pessoas passem por estas frustrações", finaliza.


Sobre Arnaldo Schizzi Cambiaghi


Apesar de dedicar a maior parte de seu tempo no conhecimento e tratamento da infertilidade, seu currículo demonstra a preocupação de acompanhar as mulheres em outras áreas da ginecologia e obstetrícia. Autor de livros médicos direcionados ás mulheres e aos médicos, na área de Reprodução Humana vem aprimorando técnicas de Reprodução Humana que envolvem novos exames para o diagnóstico e tratamento da infertilidade como Inseminação Artificial, Fertilização In Vitro e ICSI entre outros. Arnaldo Cambiaghi é ginecologista obstetra especialista em Reprodução Humana e Cirurgia Endoscópica.

Serviço: Lançamento do livro "Fertilidade é um assunto sério"
Autor: Arnaldo Schizzi Cambiaghi
Preço: R$ 20,00


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo