Mais do que grandes amigos ou companheiros, os cachorros têm um amor incondicional por seus donos. Um exemplo real e emocionante dessa relação de carinho é apresentado no livro Os cães nunca deixam de amar, editado pela Universo dos Livros. A autora Teresa Rhyne narra como ela e seu cãozinho Seamus conseguiram vencer duas doenças devastadoras: Teresa tinha câncer de mama e o pequeno Seamus lutava contra um tumor maligno.
Esta curiosa história teve início quando a vida da advogada Tereza Rhyne estava de "pernas para o ar". Ela acabava de sair do segundo casamento fracassado e ainda precisava conviver com a perda de seus dois amados cachorrinhos da raça beagle. Depois deste momento conturbado, Tereza tentava se reestruturar aos poucos. Já tinha conseguido namorado novo, casa nova, enfim, seguia outros caminhos. Mesmo assim, ela sentia um vazio grande dentro de si.
Em um dia rotineiro no escritório, o telefone tocou com uma ligação inesperada. Era Destiny, sua amiga do Centro de Adoção de Animais Mary S. Roberts, que avisava sobre o resgate heroico de um pequeno beagle que ia ser sacrificado. Como ela sabia da recente perda da advogada, logo ofereceu o cãozinho para adoção. Tereza era apaixonada por esta raça, mas sabia que, apesar de ser fofo, o animalzinho era um pacote para sua antiga vida.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Mesmo assim, Tereza foi conhecê-lo no Centro de Animais e, claro, não resistiu aos encantos do energizante cachorrinho. Não pensou duas vezes: decidiu adotá-lo. Logo o batizou de Seamus, homônimo ao seu primo irlandês. De alguma forma, ela sabia que aquele cachorro era diferente, ele tinha algo que o transformava em mais do que um simples animal doméstico. Parecia ser único em todos os sentidos.
Seamus, apesar de dengoso e adorar ser mimado, era um cão vencedor no quesito bagunça e indisciplina. Ele tinha o dom de deixar o apartamento de Tereza de ponta-cabeça, sem precisar de ajuda de ninguém. Mesmo pequeno, Seamus sempre foi extremamente barulhento, latia até deixar os vizinhos de "cabelo em pé" e, às vezes, ele parecia ser um pouco ou completamente louco. No entanto, o beagle era ótimo amigo e companheiro com um coração enorme.
Pouco tempo depois da adoção, Tereza percebeu algo de errado nele. Levado ao veterinário, descobriram que Seamus estava com um tumor maligno, com diagnóstico de um ano de vida. Esta notícia deixou a autora devastada, mas ela decidiu lutar e aprender tudo o que estava ao seu alcance sobre o melhor tratamento para o cão. Mas o destino ainda reservava outra cruel surpresa para a bem-sucedida advogada: ela seria diagnosticada com câncer na mama.
Na luta pela sobrevivência, Tereza e Seamus batalharam com unhas e dentes contra duas doenças mortais, que podiam aniquilá-los sem piedade. Uma história real, que revela como cada um conseguiu enfrentar e vencer este desafio e que mostra como os cachorros roubam os corações de seus donos e, ainda, ensinam como viver e amar de modo despretensioso e honesto.
Ficha Técnica
Título: Os cães nunca deixam de amar
Autor: Tereza Rhyne
Editora: Universo dos Livros
Número de Páginas: 312
Preço: R$ 34,90