Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
É verão!

Hidrate-se! Correr no sol exige cuidados redobrados

Redação Bonde
20 dez 2010 às 09:24

Compartilhar notícia

Não se arrisque: além de ser perigoso para a saúde, correr entre 11h e 15h não surte bom rendimento - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Enfim o verão... Muita gente se sente bem mais à vontade para praticar atividades física nos dias mais quentes do ano, bem longe das das manhãs preguiçosas do inverno.

Correr no sol é passatempo preferido de muitos atletas que adeptos da modalidade. O brilho do dia e a temperatura mais alta funcionam como itens extras de motivação mesmo para quem já não precisa mais disso. A princípio, não há problemas em pegar um bronzeado enquanto pratica sua atividade física favorita, mas os resultados vão depender dos seus hábitos enquanto treina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Começando pelo óbvio: nem no inverno dá para dispensar o filtro solar. No calor, então, é indispensável usar um produto com FPS 30, no mínimo, no rosto e no resto do corpo que será exposto aos raios ultravioletas. Aplique o produto cerca de meia hora antes de sair de casa e lembre-se de repassar a cada duas horas, caso seu programa seja longo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


O sol é um grande aliado da saúde. Além de ajudar na síntese da vitamina D (essencial na absorção do cálcio e do fósforo e, portanto, na combate à osteoporose), os raios solares funcionam como uma espécie de antiinflamatório natural não à toa, os dermatologistas recomendam passeios ao ar livre no tratamento a algumas doenças de pele.


Mas é preciso contar com o relógio para que tudo saia bem. Entre 11h e 15h, ninguém rende sua melhor performance. A temperatura alta provoca exaustão, pois há uma grande perda de água pela transpiração. Mesmo se hidratando adequadamente, fica difícil repor o que foi gasto sem ficar com o corpo pesado. O calor também acelera a utilização de glicogênio, um estoque limitado de energia muscular. Um treino de 40 minutos num dia de calor equivale a um de uma hora num dia frio.

Quanto à escolha da roupa, vale o básico antes de tudo: opte pelo que for mais confortável (lembrando que o algodão tem um bom toque, mas acaba absorvendo o suor). Se a transpiração incomoda, as lojas esportivas já dispõem de muitos modelos fabricados em tecidos que secam rapidamente. Evite correr com roupas apertadas e escuras, que aumentam a temperatura do corpo e encurtam seu treino pelo cansaço. (As informações são do Minha Vida, Saúde, Alimentação e Bem-estar)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo