Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Infecção comum

Herpes labial tem maior incidência no verão

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ardência, dor e coceira nos lábios são sinais de uma doença infecciosa muito comum, que pode acometer 90% da população: o herpes labial ou herpes simples. Grande parte das pessoas apresentam a infecção latente, ou seja, não necessariamente têm manifestações da doença. Entretanto, o vírus permanece "escondido" e pode aparecer a qualquer momento, resultado de baixa resistência, exposição ao sol ou ao frio extremos e até estresse.

Causado pelo vírus herpes simplex tipo 1, o herpes labial se caracteriza por bolhinhas que estouram nos lábioa, principalmente, quando o tempo esquenta. As bolhas tornam a doença muito contagiosa quando há contato direto, seja com ferimentos de uma pessoa ou por meio de um beijo, ou indireto, pelo uso de talheres, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o infectologista do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, Artur Timerman, a doença se divide em diferentes etapas. "No começo, o lábio arde, coça, incha e surgem bolhas doloridas. Um ou dois dias depois, elas rompem e tornam-se uma só ferida com secreção. É nessa hora que o vírus pode ser transmitido com mais facilidade. No último estágio, depois de uns cinco dias, a ferida seca e sara", diz o infectologista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Para evitar novos casos de herpes labial, é importante buscar tratamento com especialistas que vão indicar antivirais para acelerar o processo de cicatrização, além de cuidados de higienização local para evitar que a doença se espalhe para outras regiões do rosto e, principalmente, para outras pessoas.


Já para evitar que a doença se espalhe para outras regiões do rosto e, principalmente, para outras pessoas é indicado, de acordo com o médico:

- Lavar sempre as mãos, após tocar na infecção;
- Não colocar as mãos nos olhos;
- Evitar contato com os lábios de outras pessoas;
- Manter rigorosa higienização na zona afetada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo