O cuidado com as unhas vai além da cor do esmalte. A maneira de cortar, lixar e até mesmo hidratar pode influenciar na aparência e na durabilidade das unhas. Confira algumas dicas, que a profissional Débora Alcântara, da rede Unhas Fast, deu para quem quer manter as unhas, tanto das mãos quanto dos pés, bonitas e saudáveis.
1. Abuse dos óleos ou hidratantes nas mãos, isso ajuda a hidratar as cutículas. "Além de hidratar, eles ainda ajudam a fortalecer as unhas", afirma Débora Alcântara.
2. Opte pelos removedores de esmalte. "Isso contribui para evitar o ressecamento da cutícula", garante Débora.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
3. Lixe as unhas em linha reta. Segundo a profissional, isso evita que elas fiquem fracas e quebradiças. O movimento correto é sempre de fora para o centro da unha.
4. Não roa as unhas. "Além de ser um hábito ruim, as unhas ficam fracas e passam a descamar com mais facilidade", alerta Débora Alcântara.
5. Armazene seus vidrinhos em local adequado. "Quando mais grosso maiores são as chances de o esmalte soltar, por isso, fique atenta à textura do produto. Para guardar os esmaltes, prefira locais em temperatura ambiente e não faça uso de óleos amolecedores nos esmaltes", reforça.
6. Aplique uma base fortalecedora antes do esmalte. "Também é importante frisar a pontinha da unha para garantir um acabamento melhor e evitar que o esmalte descasque facilmente. Depois, não se esqueça de um produto que facilite a secagem, como um spray ou um óleo secante", ressalta.
7. Procure profissionais que usem luvas, materiais descartáveis e estilizados. Tudo deve estar de acordo com as normas de segurança e saúde exigidas pela ANVISA.
8. Nunca compartilhe lixas de unhas. "Não é aconselhável e nem permitido pela Anvisa que a lixa seja compartilhada", afirma.