A fisioterapia não é uma área da saúde ligada somente à reabilitação. Durante a gravidez, por exemplo, ter o acompanhamento de um profissional desse ramo pode ajudar na hora do parto, além de evitar possíveis problemas. De acordo com a fisioterapeuta Vanessa Marques, há técnicas específicas que auxiliam a mulher deixando e a ajudam a ficar tranquila e segura. A preparação do períneo é uma delas.
"A gestação é uma das principais causas da fraqueza dos músculos do assoalho pélvico feminino. Os exercícios podem acompanhar a futura mamãe em várias fases, prevenindo e tratando a incontinência urinária, disfunções sexuais, prolapsos dos órgãos genitais (bexiga caída) entre outros", explica Vanessa.
Na fase da gestação ocorre uma sobrecarga nos músculos do assoalho pélvico, pois além de sustentar o peso constante dos órgãos pélvicos agora ela precisa sustentar todo o peso do bebê, da placenta, liquido amniótico durante todo o dia.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
O reforço e o controle da musculatura perineal durante a gravidez, por meio da realização de exercícios perineais, é fundamental para manter a força e a tonicidade desses músculos, funcionando como uma forte arma contra a incontinência urinária e outras disfunções. O controle da musculatura desta região e da respiração também auxiliam na saída do bebê no momento do parto proporcionando uma maior percepção da região do períneo.
Para esse processo, Vanessa Marques explica que o uso do epi-no, um aparelho alemão que ajuda a alongar e preparar o períneo para o parto e também para exercitar os músculos do assoalho pélvico, é fundamental. Ele pode ser usado durante a gestação e período pós-parto.
Com a utilização deste equipamento é possível aumentar a flexibilidade da musculatura da região, evitando a episiotomia ou as lacerações que podem acontecer durante o parto. Quando o períneo permanece intacto e preparado a recuperação no pós parto será muito melhor.
"Por todos este motivos, o ideal seria que a mulher ao planejar uma gestação ou até mesmo ao passar em uma consulta de rotina com seu ginecologista/obstetra, procurasse um fisioterapeuta para um trabalho preventivo. Vale destacar a massagem perineal, que promove um relaxamento e alongamento progressivo dos músculos da região perineal, é útil para os casos onde é necessária a facilitação na abertura do canal vaginal, como nos casos de vaginismo ou na preparação para o parto", completa.
Veja outras formas como a fisioterapia pode ajudar na preparação do parto:
- Ensinar técnicas de respiração;
- Ensinar e orientar a massagem perineal;
- Ensinar exercícios que podem ser feitos durante o trabalho de parto;
-Ensinar ao pai como pode ajudar e apoiar a mamãe durante o trabalho de parto;
- Tratar as dores decorrentes das alterações posturais da gravidez;
- Tratar os edemas decorrentes da gestação(drenagem linfática);
- Promover o bem-estar da grávida aumentando a sua qualidade de vida durante a gravidez.