Dicas rápidas

Firmeza na educação faz bem para os filhos

31 dez 1969 às 21:33

Firmeza na educação é a capacidade de tomar decisões emocionalmente difíceis em favor do bem dos filhos, resistindo às pressões psicológicas internas ou externas que tendem a enfraquecer, deslegitimar ou modificar as atitudes dos pais intuídas como oportunas e justas.

Para os pais, o exercício da firmeza na educação inclui a dificuldade emocional de superar o desejo natural de "ver o filho contente" e ter de aceitar que este, para crescer bem, deva passar pela experiência da renúncia, do empenho, do sacrifício. É este o tema abordado pelo autor italiano Osvaldo Poli na obra Não tenho medo de lhe dizer não, lançamento de Edições Loyola.


O livro parte da idéia de que muitas vezes os pais sentem-se inseguros e seu estilo educativo se caracteriza por uma atitude de fraqueza, sem uma certeza interior acerca do que é correto ensinar aos filhos. Osvaldo Poli, que é psicólogo e psicoterapeuta, fala sobre a utilidade da firmeza e como essa virtude é necessária para exercer a função de guia nos confrontos com os filhos. Segundo Poli, "quando os filhos deparam com adultos que têm medo de se tornarem antipáticos ou de serem mal considerados, incapazes de guiá-los na descoberta daquilo que é bem e naquilo que é mal, sua desconfiança nesse gênero de educadores é compreensível e plenamente justificada".


Poli analisa as razões que levam à falta de firmeza na educação infantil e o impacto desse tipo de comportamento a longo prazo. Após expor os medos e fraquezas afetivas mais recorrentes da paternidade, o autor apresenta recursos que podem ser úteis para mudar essas situações. "Sem certezas morais não é possível tornar-se seguro e firme também do ponto de vista psicológico", afirma. Trata-se de um livro que serve de ferramenta para pais e educadores na descoberta dos recursos que lhes permitem construir uma postura educativa firme.

Título: Não tenho medo de lhe dizer não
Autor: Osvaldo Poli
Número de páginas: 280
Preço: R$ 30,00


Continue lendo