Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Planejamento e organização

Fim de ano: veja como fazer a festa com sabor e economia

Redação Bonde
29 dez 2010 às 08:37
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O final do ano se aproxima e a maioria das pessoas já começa a fazer planos para o próximo ano. Mas o anfitrião que resolve ceder a casa para a festividade sempre fica com as maiores preocupações, como decoração, maneiras para acomodar os convidados e, é claro, a ceia. E foi pensando nisso que a consultora pessoal Heloisa Sundfeld, diretora da Help Personal Assistant, preparou algumas dicas para que as festas de ano novo agradem aos convidados e ao bolso do anfitrião.

Preparando a ceia

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A primeira dica é pensar no que vai ser servido e lembrar que existem pratos mais caros que podem ser substituídos", explica a consultora. Ela ressalta que todos os anos as empresas do setor alimentício estão fornecendo aves novas que podem perfeitamente substituir o peru, como é o caso do chester, que foi a primeira ave que surgiu com preço mais acessível. "Entretanto, nos últimos anos, isso não está acontecendo, portanto pesquise", afirma Heloisa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Ela acrescenta que, se após a pesquisa, o consumidor ainda achar os preços "salgados", pode optar pelo frango que, se preparado com os mesmos ingredientes usados no peru ou no chester, muitas vezes fica bem mais saboroso.

Publicidade


Heloisa também chama atenção às frutas secas. "Normalmente compramos vários tipos de frutas secas e muitas vezes só são consumidas algumas enquanto outras nem são tocadas". Para evitar esse tipo de desperdício, ela sugere que o consumidor tente lembrar quais frutas sobraram, nos anos anteriores, para não serem compradas. O mesmo se aplica às frutas frescas.


A consultora lembra que os brasileiros têm o costume de fazer a ceia parecida com a dos europeus e americanos, com peru, tender e outros alimentos que, por serem quentes e gordurosos, não combinam com nosso clima. "Deveríamos mudar nossos hábitos procurando fazer as ceias de Natal e Ano Novo com refeições mais leves e saudáveis, com saladas, pratos frios e um outro prato quente", sugere Heloisa.

Publicidade


Decoração


O último passo é pensar na decoração. Para a consultora, o melhor jeito de fazer uma decoração, gastando pouco, é usando a criatividade. Uma das dicas é desfazer enfeites de anos anteriores e criar coisas novas. Um exemplo é utilizar fitas vermelhas ou verdes guardadas nos natais anteriores, passando a ferro para desamassar, fazendo laços e distribuindo pela casa, ou até mesmo enfeitando algum objeto que exista na sala.

Publicidade


Ano novo, renove!


Na virada do ano, algumas pessoas decidem viajar e passar a data em hotéis e resorts. Outras optam por passar com a família, em casa. Para os dois casos, a consultora pessoal Heloisa Sundfeld dá dicas de como se preparar para o ano novo.

Publicidade


Para quem quer ficar em casa, nos dias que antecedem o reveillon, o melhor a fazer para começar o ano bem é preparar a casa. Para isso, é preciso fazer uma limpeza em todos os cômodos, descartando tudo aquilo que não é mais usado e também aqueles objetos quebrados, que estão esperando para ser consertados desde o ano anterior. Se um ano se passou e nada foi feito para consertá-los, na certa ninguém mais nem lembrará que eles existem.


Um dos principais itens que precisam passar por uma limpeza são os armários da casa, pois normalmente existem muitos objetos que podem ser descartados, que não são usados há muito tempo, para dar lugar as coisas novas. Heloisa conta o que é importante lembrar na hora de organizar este ambiente: "Os armários devem estar organizados de maneira que tudo fique fácil de ser encontrado", explica.

Publicidade


De acordo com a consultora, ao organizar os armários, deve-se separar os objetos em quatro segmentos, como "reciclar", "consertar", "doar" e "descartar". Depois de separar, é só encaminhar cada segmento para o local mais adequado e a residência estará mais arrumada e limpa, com energia e boas vibrações fluindo por todos os cômodos.


Aproveite para, na medida em que for descartando coisas materiais, descartar também sentimentos, pensamentos, raivas, rancores e tudo aquilo que lhe incomoda. É preciso iniciar o ano com o espírito leve para que possa ter um ano de paz.


Para quem vai viajar, o mais importante é fazer a mala corretamente. Heloisa explica que, ao pensar na mala de viagem, é necessário saber detalhes sobre o local de destino e a duração da viagem. "Se for um hotel ou resort, devemos confirmar se haverá programação especial durante todo o período. Normalmente há uma ceia de passagem de ano, o que exige sempre uma roupa mais elaborada, mas se nos outros dias não estiver programado nada de especial, podemos levar roupas simples. Imaginado que vamos passar oito dias, por exemplo, podemos levar 4 ou 5 conjuntos em cores neutras, que não amassem e combinem entre si, para que as peças possam ser usadas de várias maneiras, criando looks diferentes sem que seja necessário levar muita roupa na bagagem", conclui a consultora pessoal.

Serviço:
www.personalassistant.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade