Dicas rápidas

Festas infantis: saiba como economizar e fazer sucesso

24 abr 2012 às 09:02

Deixar uma festa de criança superanimada, com muitas atividades e muita 'comilança' pode ser mais fácil do que parece. A data, momento especial e inesquecível na vida dos seus filhos, pede apenas planejamento e direcionamento de gastos. Neire Maranah e Renata D'Azambuja, da NDR Eventos, em São Paulo, afirmam que "para economizar nas festas infantis o importante é se planejar com antecedência e garantir muita diversão".

Em primeiro lugar é importante decidir onde será a festa. Neire orienta que antes de tomar essa decisão é preciso fazer uma pesquisa sobre os preços de todos os artigos, como decoração, bexigas, bolo, doces, salgados e aí avaliar se vale a pena investir em buffet ou se é melhor fazer a festa em casa mesmo.



O cuidado com a escolha da comida é fundamental. É importantíssimo pensar em um cardápio que esteja de acordo com o tema da festa, o horário, o perfil e número de convidados. Ao optar por um buffet, lembre-se de que eles estarão preparados para atender o número de convidados contratados, tendo uma margem de 10% a mais para alimentos e bebidas. Se a festa for em casa, sem a contratação de um buffet, o cálculo deve ser realizado de acordo com a idade dos convidados e com o horário da festa. Se for à tarde, o melhor cálculo a ser feito é:


Adultos: 5 copos de refrigerantes/água/suco, 3 latas de cerveja, 12 salgados e 6 doces, em média;


Crianças: 4 copos de refrigerantes/água/suco, 3 salgados e 6 doces, em média.


Poderá acrescentar aos itens acima a locação de carrinhos de pipocas, algodão doce, cachorro-quente, mini-hamburguer, crepe-suíço, ente outros.


As empresárias da NDR Eventos reforçam ainda que devem ser oferecidas de quatro a seis opções de salgados e docinhos. "O número de pratinhos descartáveis, por exemplo, deve ser 40% maior do que o de pessoas, e o dos guardanapos, opte pelo triplo, assim como a quantidade de copos", lembram.


Para ser legal, tem que ter animação


Mesmo com foco na economia, vale a pena investir em atividades recreativas para deixar a festinha mais animada. Afinal, para ser legal uma festa infantil deve ter muitas brincadeiras. Foi-se o tempo em que as festinhas se resumiam em comes e bebes e apagar as velinhas após os parabéns. Hoje, a criançada quer muito mais e as opções para deixar o evento mais animado incluem palhaços, pinturas, esculturas em balões e outras atividades recreativas.


Quem trabalha no ramo de animação garante que além de as crianças se divertirem muito mais com as brincadeiras, os pais também podem aproveitar melhor a festa. A professora de educação infantil, Maria Aparecida Sobrinho, conhecida como Matrakinha, anima festas em Londrina há 14 anos. Vestida de palhaça, sozinha, ela diverte as crianças com várias brincadeiras durante três horas.


Além de contar histórias e adaptar uma série de brincadeiras tipo batata-quente, dança da cadeira, trem maluco, caça-tesouro, Matrakinha leva para a festa um verdadeiro baú, com fantasias e até uma penteadeira com maquiagem e tinturas coloridas para cabelos. Para os que gostam de uma balada, a animadora monta uma discoteca com iluminação especial e gelo seco, espuma de sabão e confete. Nesse momento, não há quem não dance. A idéia da baladinha é não deixar ninguém parado.


"Intercalo brincadeiras agitadas com as mais calmas e a criança que participa dessas atividades ganha prêmios. Esse é um dos diferenciais", conta Maria Aparecida. "A festa com animação possibilita que a criança interaja mais e não fique, por exemplo, numa fila esperando para brincar na cama-elástica ou outro brinquedo por somente dois ou três minutos", enfatiza.


Os sócios Marcos de Brito e Luiz Fernando Barbosa, formados em Educação Física, também entraram para o ramo de animação há nove anos e montaram a Cia Tio Marcão para animar eventos infantis.


"A gente procura resgatar brincadeiras antigas como balança-caixão, batata-quente, torta na cara entre outras que fazem com que as crianças interajam uma com as outras", explica Brito, acrescentando que quando não há brincadeiras os pais ficam perdidos porque não sabem os que as crianças querem e acabam não aproveitando a festa.


Reprodução


O animador destaca as brincadeiras como esculturas de bexigas, minhocão, as pinturas de rosto, tabelas de basquete, serviço de DJs, camarim de transformação fashion e as oficinas de artes como os preferidos da garotada. "Fazemos brincadeiras de acordo com a idade e em algumas até adultos participam", revela.


Novos conceitos em animação


Em Londrina, buffets especializados trazem conceitos novos de festas infantis no que diz respeito à animação.


Além da tradicional cama-elástica e piscina de bolinha, eles estão investindo em brinquedos diferenciados como aparelhos de escalada, trilha aérea, tombo legal e campo de futebol com grama sintética, entre tantos outros para deixar a festa mais emocionante e, de fato, com cara de criança.


Com cardápio variado e exclusivo, o buffet infantil Kid Crock aposta na comodidade e diversão para os pais como diferenciais. Além de oferecer um "mundo encantado" para os pequenos, o espaço permite que os pais fiquem longe das obrigações e preocupações de organizar uma festa. "Oferecemos festas prontas para que os pais também possam se divertir", explica o proprietário Eduardo Sant´agada, que inaugurou a casa em 2004 em Londrina.


No Kid Crock os brinquedos são todos de plástico e não infláveis. Além deles, há ainda videogames e eletrônicos. Porém, entre os mais almejados pelas crianças estão o labirinto e o trenzinho que percorre uma trilha aérea e depois sai para passear ao redor do estabelecimento. O tombo legal também tem divertido a valer os baixinhos. É só acertar o alvo, para que os pequenos despenquem de uma cadeira em meio a bolinhas coloridas.


Reprodução


Há ainda a casa lúdica e camarim com maquiagem e fantasias que vão de super-heróis a princesas e bichinhos. A idéia, conforme o proprietário, é oferecer uma festa na qual a criança entre num mundo de imaginação e interatividade que vão levá-la a momentos inesquecíveis.


Para quem prefere radicalizar em casa...


A empresa Tio Douglas oferece o aero-jump com até 6 metros e o aqua-jump, espécie de cama-elástica aquática (para por em piscina). Essas são as sensações da garotada, que pode ainda brincar no fut-sabão, alpinismo, minipista de golf, estilingue humano, touro mecânico e outros infláveis. (Com informações da Máxima Comunicação/Londrina)


Serviço:

Maria Aparecida Sobrinho (Matrakinha) - (43) 9941-7055
Cia Tio Marcão – (43) 9996-8215 ou 9945-8215 (www.tiomarcaofestas.pro.br)
Kid Crock - (43) 3327-8373 (www.kidcrock.com.br)
Tio Douglas - (43) 3321-7731 (www.tiodouglas.com.br)
NDR Eventos - (www.ndreventos.com.br)


Continue lendo