Mesmo com tantos salões de beleza disponíveis, há mulheres que ainda preferem cuidar das próprias unhas em casa. Para isso, alguns detalhes são essenciais para garantir a saúde das mãos e dos pés. Antes de começar todo o ritual de fazer as unhas, é importante entender que a cutícula é uma proteção para suas unhas.
É preciso ficar atenta para não retirar essa pele em excesso, e, muito menos, sem hidratar esta área antes. "Indico usar um pouco de hidratante para amolecer ou deixar a ponta dos dedos imersa em água morna por alguns minutos", ensina a dermatologista Helua Mussa Gazi para o Portal Vital.
A especialista também fala sobre a importância de manter a cutícula sempre bem tratada. A dica é passar creme em volta das unhas. "Com esse hábito, elas ficam hidratadas e, muitas vezes, nem será necessário removê-las, bastando empurrá-las para que fiquem com uma melhor aparência e sem aquelas peles soltas", explica.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Segundo a dermatologista, o costume de tratar sempre a cutícula, diminui a possibilidade de cortes, conhecidos como "bifes". "Esses machucados podem provocar infecções. Portanto, caso eles aconteçam, lave o local com água e sabão. Se não melhorar, procure um médico", aconselha.
Atenção redobrada aos utensílios
Mesmo que seja somente você que usa o kit para fazer as unhas, é preciso estar atenta da mesma forma com os cuidados. O ideal é que eles sejam descartáveis ou feitos de metal. "No segundo caso, é possível fazer a esterilização antes e depois do uso, passando álcool 70% em todas as partes do alicate, palito, empurrador e cortador de unha", ensina Helua. Segundo a médica, o local de armazenagem das ferramentas também deve estar sempre limpo.
Os utensílios de madeira são mais complicados de manter higienizados devido a porosidade da fibra do material. Os itens de madeira costumam acumular bactérias e fungos. Desta forma, o ideal seria descartar estes materiais depois de usar.
As lixas também podem ser vilãs para quem faz as próprias unhas. Assim, procure usá-las apenas uma vez. Uma dica da dermatologista é comprar as versões em tamanho grande e cortá-las em pedaços.
"Vale lembrar que, se a pessoa tiver alguma unha ‘doente’, esta deve ficar por último, evitando que as outras sejam contaminadas", aconselha Helua.
Outro ponto importante é nunca deixar de observar a data de validade dos esmaltes, bem como a textura e a coloração deles. Se apresentarem alguma variação, busque entrar em contato com o fabricante do produto e suspender o uso.
Trocar a cor das unhas
Neste momento de mudança de cor, a dica da especialista é dispensar a acetona e apostar nos removedores próprios para retirar o produto.
"No consultório, é comum ouvir as pacientes se queixando de estriamento, quebra, opacidade e ressecamento na unha, problemas que, muitas vezes, estão relacionados ao uso da acetona e à falta de hidratação", finaliza a dermatologista.
Como fazer as unhas em casa
Para que suas unhas fiquem bonitas, saudáveis e com melhor duração, algumas dicas e passos são ótimas para mantê-las cuidadas.
Seu kit deve ter:
- Lixa de unha
- Creme hidratante
- Algodão
- Espátula
- Alicate para cutícula
- Lixa polidora
- Base
- Esmaltes variados
- Palito de madeira
- Removedor de esmaltes
Passo a passo:
1. Lixe as unhas no formato que desejar.
2. Aplique o creme hidratante nas unhas e massageie. Coloque um pedaço de algodão molhado sobre cada uma e aguarde cinco minutos.
3. Retire o algodão e, com a espátula, empurre a cutícula para os cantos.
4. Limpe o excesso de creme e, com o alicate, remova apenas as pontinhas que se levantam. Não retire toda a cutícula, pois ela é a proteção natural das suas unhas.
5. Lixe a superfície das unhas com a lixa polidora, enxágue e seque.
6. Passe a base para proteger as unhas e fixar melhor o esmalte.
7. Aplique o esmalte da cor escolhida. "Pincele primeiro o centro das unhas, depois as laterais. Se o produto for fino, espere um minuto e passe outra camada", ensina a manicure Vilma dos Santos, do salão Depil Charm para o Portal Vital.
8. Contorne as unhas com o palito para remover o excesso de esmalte. Em seguida, enrole algodão em uma das pontas, umedeça-o com removedor e limpe as laterais e a pontinha das unhas. "Assim, a cobertura fica mais fina na extremidade, evitando que o esmalte descasque facilmente", aconselha a manicure.
Dicas espertas:
- Hidrate as mãos ao menos duas vezes ao dia. "A cutícula bem hidratada fica mais fina, e as unhas permanecem bonitas por muito tempo", comenta Vilma.
- Deixe a unha sem esmalte pelo menos uma noite por semana, para que ela respire, evitando que resseque e lasque.
- Lixe os cantos das unhas, pois as pontinhas quebram à toa. (Fonte: Portal Vital/Unilever)