Durante o verão as academias ficam lotadas de homens e mulheres em busca de um corpo perfeito. Porém, o que muita gente não sabe é que um dos exercícios mais praticados para deixar as pernas bonitas e definidas, o "leg press", pode causar sérias lesões no quadril. O alerta é feito pelo ortopedista da Santa Casa de São Paulo, Giancarlo Polesello.
O "leg press" é um exercício no qual a pessoa se senta sobre um aparelho e usa as pernas para empurrar uma carga. Para ser bem executada, a flexão das pernas é feita de forma exagerada, ou seja, a pessoa deixa o peso voltar em direção ao tórax. O especialista explica que esse movimento machuca internamente o quadril e a maioria das pessoas só percebe os efeitos quando começa a sentir dores. "Depois que a lesão aconteceu é difícil conseguir tratá-la apenas com fisioterapia. Em muitos casos é necessário passar por cirurgia", explica Polesello.
O ortopedista também ressalta que o exercício é perigoso mesmo quando executado de forma correta. "Muita gente não faz idéia de que esse exercício é prejudicial, pois são estimuladas a fazê-lo nas academias".
Segundo o especialista, diante das primeiras dores o aluno deve suspender a atividade física e procurar um ortopedista. O tratamento varia de acordo com o quadro do paciente e pode ser feito por meio de medicamentos, fisioterapia e, em casos mais graves, cirurgia.
Posição correta
O leg press pode ser horizontal, (para treinos mais leves), vertical (para treinos avançados) e inclinado, o mais utilizado nas academias. O aparelho fortalece todos os músculos das pernas, mais especialmente os quadríceps, bíceps femoral, glúteos e adutores do quadril.
A posição correta para o trabalho neste aparelho é sentar-se no banco com a coluna totalmente colada no encosto e os pés firmes na plataforma, alinhados em paralelo e próximos.
Para a execução, deve-se empurrar a plataforma com velocidade média até a extensão quase completa, deixando a flexão dos joelhos em 30 graus. O movimento excêntrico (descida) deverá ser mais lento, segurando a carga até o limite de 90 graus. Não deve haver flexão dos joelhos superior a 90 graus para evitar lesões.
É primordial que os pés fiquem muito firmes na plataforma para evitar o risco deles escorregarem, o que favorece a ocorrência de lesões. Muito cuidado também com a posição das mãos, que devem estar firmes no local apropriado.
Para saber mais sobre o uso correto do leg press consulte um instrutor. O uso inadequado do aparelho também pode causar danos à coluna vertebral e aos joelhos.