O verão começa no próximo mês e tão importante quanto usar o filtro solar para a pele é usar óculos escuros para proteger os olhos. "O principal perigo é a radiação ultravioleta (UV), raios invisíveis da energia solar que também são produzidos por fontes artificiais. Eles aumentam as chances de desenvolvimento de catarata, pterígo (membrana que cresce sobre a córnea e pode distorcer ou cobrir a visão), câncer de pele nas pálpebras e degenerações de retina", alerta o oftalmologista Marco Canto, da Clínica Canto.
Os óculos escuros possuem proteção contra 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B e ajudam a evitar o efeito cumulativo das radiações nos olhos. De acordo com Marco Canto, os óculos escuros de má qualidade não têm proteção UV, provocam apenas o escurecimento e uma consequente dilatação das pupilas. "Esses óculos escuros deixam passar uma maior quantidade de raios UV e pioram a situação", ressalta. Para saber se o produto tem qualidade, é necessário ficar atento ao selo que atesta a proteção UV.
Como acontece com o filtro solar, os óculos escuros não devem ser usados somente no verão. O cuidado com os olhos é fundamental em todas as estações do ano e mesmo durante curtos períodos de exposição solar. Uma exposição a quantidades excessivas de raios solares em um curto período de tempo pode causar ceratite, uma "queimadura" da córnea, que causa dor, vermelhidão e lacrimejamento. "Quanto mais os olhos se expõe aos raios solares, maiores os danos. Assim, devemos usar óculos escuros o ano inteiro e não só no verão", ressalta o oftalmologista.
Os óculos graduados também podem ter proteção UV, mesmo sem lentes escuras. Já quem usa lentes de contatos pode usar os mais diversos óculos escuros, sem a necessidade da lente ser graduada.
Diferenças entre as lentes coloridas
As lentes dos óculos escuros podem ter diversos benefícios de acordo com a cor, mas para a exposição aos raios solares os óculos precisam ter a proteção dos raios UV-A e UV-B, as lentes devem ser cinzas, verdes ou marrons e filtrar mais de 75% da luz visível.
Lentes cinzas - o cinza claro é para uso em ambientes internos, pois filtra sem distorcer as cores. O cinza médio é recomendado para pacientes com enxaqueca e o cinza escuro é usado para óculos de sol, sendo excelente para uso externo.
Lentes verdes – uma lente indicada para fins diversos. É a melhor lente para condições de luminosidade moderada. Muito utilizada em densidades mais leves como um item fashion.
Lentes marrons - o marrom claro é também para uso interno, pois é uma cor mais quente e mais clara do que o cinza. O marrom escuro é para lentes de sol e oferece uma visão precisa, especialmente em condições com um pouco de neblina.
Lentes rosas - é uma cor mais quente, como a marrom, mas não deve ser usada em óculos de sol porque aumentam a incidência de radiação na visão.
Lentes amarelas - aprimora a precisão visual em dias nublados ou com neblinas, e oferece um ótimo contraste e visibilidade em condições de pouca luz. É a cor preferida pelos caçadores e dos clientes mais jovens e modernos. Pode ser um pouco irritante quando for usado sob a luz direta do sol.
Lentes azuis – outra lente usada como item fashion pelo cliente jovem. Indicada para dar um toque de tranquilidade ao usuário. Essas lentes também são conhecidas como "Lentes Prozac".