Você adora usar salto alto, mas sofre com dores nos pés sempre que se arrisca, talvez esteja fazendo algo errado, como escolher o modelo inadequado para os seus pés ou para o seu biotipo. Toda mulher pode sim usar esse calçado bonito e sensual sem se sentir torturada, basta seguir algumas dicas simples para escolher o melhor modelo e manter o conforto por mais tempo. Confira:
Escolha bem antes de comprar – Antes de comprar um novo sapato, confira se o tamanho é o mais adequado e ande um pouco pela loja para verificar se o modelo aperta ou machuca em algum lugar, se não escorrega e se o material é bem firme.
Atenção à postura ao andar – Manter uma boa postura ao caminhar de salto ajuda a evitar lesões e dores na coluna, além de te deixar mais elegante.
Use palmilhas – Elas ajudam a aliviar a pressão do salto, além de deixar o pé melhor acomodado e a parte interna, mais macia.
Prefira os saltos mais grossos – esses são os que mais te deixam estável e favorecem o equilíbrio. Se você vai precisar passar muitas horas de pé, esses são os mais indicados.
Treine antes de sair – Caminhar um pouco pela casa antes de estrear oficialmente o sapato ajuda a modelá-lo melhor ao pé e a lacear o tecido. Além disso, você consegue se acostumar melhor ao equilíbrio necessário para ficar em cima desse salto em especial.
Sente de vez em quando – Procure não passar a noite toda de pé. Quando possível sente-se por alguns minutos para aliviar a pressão nos pés.
Escolha o modelo certo para você – Sapatos de bico fino tendem a apertar os dedos, então procure utilizá-los quando não precisar passar muito tempo de pé. Já os saltos finos e mais altos devem ser acompanhados da meia-pata para ficarem confortáveis por mais tempo.
Para cada corpo um tipo de salto
E lembre-se: o conforto e a beleza de um calçado com salto também está relacionado com o seu biotipo. A estlista Telma Pólo explica que mulheres com as pernas muito finas ou compridas, por exemplo, devem evitar saltos muito grossos e pesados, pois fazem com que o corpo pareça desproporcional. "O ideal é usar sapatos com saltos mais finos, que acompanham a silhueta e compõem um visual harmonioso", diz.
Para mulheres muito altas que querem manter a elegância sem parecerem ainda maiores, a dica da estilista são os saltos médios e mais finos.
Já para as baixinhas, ela indica saltos maiores e mais grossos. "Mas atenção ao excesso! Saltos altos demais fazem com que o corpo fique desproporcional, podendo arruinar qualquer look", alerta.
Quem tem os tornozelos finos deve fugir de saltos grossos e pesados e abusar de saltos finos. Para quem está com uns quilinhos a mais, o ideal é usar sapatos com salto cone, bloco e modelos que evidenciem o peito do pé. As anabelas são mais que perfeitas para as mulheres com este perfil, pois, além de serem um clássico que não sai nunca de moda, têm a base maior e proporcionam mais conforto e segurança para quem usa", diz. Além disso, existe o perigo de sobrecarregar os pés e as articulações com a base pequena. "O salto agulha, por exemplo, não cai bem nas mais cheinhas, pois desequilibra a proporção do corpo", ensina.
Mas alguns calçados são verdadeiros curingas e caem bem para qualquer pessoa e ocasião. "Os saltos quadrados estão liberados para todas. Além de serem superbonitos, elegantes e confortáveis, ficam harmônicos com qualquer tipo de corpo", afirma. (Com informações do iTodas e Bolsa de Mulher)