Estresse, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação U.V. e radicais livres - que atacam as estruturas da pele aumentando a degradação das fibras de colágeno e elastina - são alguns dos fatores que estão acelerando o processo de envelhecimento cutâneo na população jovem, com idade a partir de 24 anos.
Tratamentos com cosméticos à base de filtro solar, cremes hidratantes de acordo com cada tipo de pele, limpeza e esfoliações periódicas são algumas das indicações para pessoas que querem prolongar a jovialidade da pele, sem manchas ou rugas.
De acordo com a fisioterapeuta dermato-funcional da ADCOS em Belo Horizonte, Izabela Teixeira Dias, a maioria das pessoas que busca tratamento se queixa de pele ressecada, com rugas de expressão e manchas. "Jovens com média de idade de 24 anos estão apresentando envelhecimento cutâneo muito cedo. Associamos esse desgaste da pele a motivadores como estresse, exposição aos agentes poluentes e falta de proteção contra os raios solares, que estão mais agressivos", comenta a especialista.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Para ajudar a retardar esse processo e auxiliar nos cuidados, Izabela indica tomar sol entre 8h e 11h e após as 16h, utilizar loção e maquilagem com filtro solar, hidratantes com princípio ativo à base de colágeno e cálcio, usar esfoliante de cristais duas vezes na semana e evitar a exposição abusiva aos raios solares. Para as pessoas que precisam de tratamentos mais intensos é fundamental a avaliação de um especialista que prescreva os cuidados necessários. "A visita ao dermatologista é imprescindível, pois é ele quem vai indicar os melhores produtos e os mais adequados para cada grau de envelhecimento. O uso inadequado pode gerar novos problemas ou acentuar os já existentes", alerta.
Indicações para cada tipo de pele
A fisioterapetua ressalta a eficiência de produtos específicos para cada pele, que tratam até três graus de envelhecimento. Existem tratamentos indicados para pessoas que não apresentam rugas de expressão, mas que querem prevenir o envelhecimento com uma boa hidratação. Além dos cosméticos para pessoas que já apresentam sinais de envelhecimento. "Nesta fase inicial, o creme age com efeito paralisante e modula a contração muscular", comenta. Existem também os produtos para pessoas mais idosas e que apresentam rugas estáticas. "Seu princípio ativo é à base de fito hormônio, cálcio e ervas que estimulam a produção de colágeno", explica.