O aparecimento da acne em mulheres na fase adulta não é considerado um fato normal. Isso, porque, esse tipo de problema é comum no início da produção dos hormônios, o que ocorre na adolescência.
Portanto, mulheres que apresentam um quadro de acne, devem passar por exames detalhados para detectar qual a origem do problema. Geralmente, as causas dessa acne estão associadas a disfunção hormonal, ou relacionadas com ovários policísticos, ou ainda, com o aumento dos hormônios andrógenos, responsáveis pelo estímulo à glândula sebácea, provocando o entupimento e conseqüentemente, as espinhas.
Além disso, a acne pode estar ligada a problemas mais graves como um tumor de ovário adrenal ou ainda, pode não haver nenhuma alteração, mas, a mulher pode responder mais intensamente ao andrógeno, caracterizando-se o caso como alteração periférica.
Nesse último caso, existem tratamentos específicos que são os chamados anti-andrógenos, substâncias que inibem a ação do andrógeno, de maneira sistêmica e local.
Vale destacar que os tratamentos, em geral, são longos e duram cerca de um ano. No início, são prescritas doses mais altas dos anti-andrógenos e no final do tratamento essas doses estão mais baixas. Há possibilidade total de reverter o quadro e, somente, se houver cicatrizes é que será um pouco mais difícil para a pele voltar ao normal.
Outro fato relevante com relação à acne na mulher adulta é que não existe tratamento preventivo para o caso, e a terapia será prescrita de acordo com as causas dessa acne. (As informações são do Unisite)