Além da mudança de ares e de atividades, o período de férias se caracteriza por alterações na alimentação, seja nos horários ou na qualidade e quantidade da comida que vai para o prato. O resultado pode ser visto claramente nos quilinhos extras, mas a falta de cuidados à mesa também pode trazer consequências ainda mais sérias para o organismo.
Um café da manhã nutritivo e balanceado ajuda na desintoxicação
Segundo a nutricionista Silvia Regina Serra, o pior erro durante as férias é o exagero na ingestão de embutidos, conservantes e refrigerantes. ''Esse tipo de alimento retira os minerais do organismo, que fica debilitado. Comer muitos doces e carboidratos também é um problema, além da falta de hidratação. As pessoas se esquecem de beber água porque passam o dia tomando refrigerantes, cerveja ou outras bebidas com álcool'', diz.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Com isso, o organismo fica intoxicado e tanto os órgãos internos quanto cabelo, pele e unhas sofrem os efeitos negativos. ''As toxinas que se acumulam e formam radicais livres que o corpo não elimina sozinho. Esses radicais roubam hidrogênio das células e lesam o DNA, podendo causar câncer, Mal de Alzheimer, de Parkinson, entre outras doenças. A pele e o cabelo perdem o brilho, a imunidade cai, o humor muda, o funcionamento do intestino fica comprometido'', alerta.
No almoço opte por saladas verdes e carnes brancas, que são leves e mais saudáveis
Para reequilibrar o corpo, o ideal é passar por um processo que os especialistas chamam de detoxificação. ''Os órgãos de uma maneira geral conseguem eliminar toxinas sozinhos, mas quando o corpo fica saturado delas, isso deixa de acontecer. O ideal é que as pessoas façam um processo de limpeza no organismo pelo menos uma vez por mês'', aconselha a especialista.
Alimentos como carne vermelha, açúcar, que contenham glúten, leite e derivados não entram no cardápio. ''Também restringimos o consumo de produtos com conservantes, aditivos, corantes e aromatizantes, além de cevada, centeio e café. Em alguns casos, principalmente quando a dieta é feita durante um mês inteiro, é necessário oferecer ao corpo um suporte de vitaminas e minerais e também de algas e extratos de plantas'', diz.
O processo de detoxificação pode ser feito também em apenas um dia, o que já garante um resultado satisfatório. ''Dessa maneira, é possível que a pessoa faça a dieta sozinha, seguindo um cardápio básico (veja box). Para períodos de um mês é importante que haja o acompanhamento de um profissional. Homens devem se submeter por no máximo 15 dias, devido à restrição de carne vermelha, fundamental para os músculos'', lembra Silvia.
Coma frutas e alimentos com fibras nos lanches da tarde
Se a dieta restritiva parece difícil, a nutricionista lembra que vários alimentos, quando consumidos no dia a dia, podem ajudar o corpo a eliminar toxinas. ''É importante que as pessoas consumam verduras brásicas, como agrião, brócolis, couve, couve-flor, repolho e rúcula, alho, cebola, frutas vermelhas e cítricas, chá verde, batata-doce, cenoura, pêssego, tomate, abóbora, gergelim, broto de trigo e açafrão da terra. Outra atitude importante é beber bastante água, uma vez que as toxinas são eliminadas pela urina, suor e fezes'', ensina.
Cardápio para detoxificação (opções para uma alimentação livre de toxinas
Café da manhã
❑ Água de coco natural
❑ Suco de couve
❑ Fruta
❑ Pão sem glúten
❑ Geleia feita com fruta orgânica, sem açúcar e sem adoçante
❑ Azeite com pasta caseira de tomate
❑ Leite de arroz batido com polpa de fruta
❑ Chá (de hortelã, erva-doce, erva-cidreira, camomila)
❑ Tapioca com manteiga
❑ Banana com farinha de linhaça ou com canela
❑ Guacamole
❑ Bolo sem glúten
Almoço/Jantar
❑ Sopa com quinoa, inhame ou batata
❑ Salada variada (crua no almoço e cozida no jantar) - brócolis, couve-flor, agrião, rúcula, couve, brotos de cenoura temperados com azeite balsâmico ou de oliva, ou óleo de linhaça e ervas verdes
❑ Arroz integral ou massa sem glúten
❑ Frango ou peixe
❑ Batata assada em salada
❑ Polenta
❑ Milho cozido
Lanches
❑ Frutas secas
❑ Frutas in natura assadas
❑ Suco de uva orgânico
❑ Vitamina com leite de arroz
❑ Pão sem glúten
❑ Bolo caseiro sem glúten
❑ Suco verde
Sobremesa
❑ Frutas
❑ Doce caseiro de frutas sem adoçante ou açúcar
❑ Banana com canela