Acontece com muita gente: após usar uma roupa de festa apenas uma vez, tomando muito cuidado, a pessoa chega em casa e guarda o querido vestido (ou terno, casaco) cuidadosamente... Meses depois, quando decide usá-lo novamente, vem a surpresa desagradável: surgiram manchas onde não havia nenhuma sujeira aparente e até pequenos furos apareceram na roupa! Que tristeza é perder uma peça tão estimada!
Para que isso não aconteça, não tem jeito: usou, é preciso lavar. "O que acontece é que resíduos de suor, desodorante, perfume ou mesmo alguma coisa que pingue na roupa atrai fungos, que danificam o tecido", informa Denice Conrad, diretora industrial da Restaura Jeans.
Ela comenta que é muito comum aparecerem camisas masculinas manchadas no colarinho, punhos e axilas, justamente porque foram usadas por poucas horas e não foram corretamente lavadas. "Gravatas também são danificadas, porque alimentos pingam nelas, os homens limpam na hora, com um guardanapo, a sujeira aparente sai, mas ficam resíduos imperceptíveis, que com o tempo cria o bolor que danifica o produto", lamenta a diretora.
Denice lembra de um caso em que uma cliente levou a uma das Restaura Jeans um vestido no qual viam-se, claramente, marcas de mãozinhas de criança: a cliente havia sido tocada por mãos sujas, não percebeu, guardou o vestido e as manchas ficaram mais visíveis quando ele foi novamente passado para o uso. "Deu trabalho, mas conseguimos remover a mancha, felizmente", comemora.
Abaixo, Denice dá algumas dicas para manter as roupas de festa bem conservadas:
Serviço:
Restaura Jeans (www.restaurajeans.com.br)