Acontece com muita gente: após usar uma roupa de festa apenas uma vez, tomando muito cuidado, a pessoa chega em casa e guarda o querido vestido (ou terno, casaco) cuidadosamente... Meses depois, quando decide usá-lo novamente, vem a surpresa desagradável: surgiram manchas onde não havia nenhuma sujeira aparente e até pequenos furos apareceram na roupa! Que tristeza é perder uma peça tão estimada!
Para que isso não aconteça, não tem jeito: usou, é preciso lavar. "O que acontece é que resíduos de suor, desodorante, perfume ou mesmo alguma coisa que pingue na roupa atrai fungos, que danificam o tecido", informa Denice Conrad, diretora industrial da Restaura Jeans.
Ela comenta que é muito comum aparecerem camisas masculinas manchadas no colarinho, punhos e axilas, justamente porque foram usadas por poucas horas e não foram corretamente lavadas. "Gravatas também são danificadas, porque alimentos pingam nelas, os homens limpam na hora, com um guardanapo, a sujeira aparente sai, mas ficam resíduos imperceptíveis, que com o tempo cria o bolor que danifica o produto", lamenta a diretora.
Leia mais:
Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor
Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual
Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade
Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas
Denice lembra de um caso em que uma cliente levou a uma das Restaura Jeans um vestido no qual viam-se, claramente, marcas de mãozinhas de criança: a cliente havia sido tocada por mãos sujas, não percebeu, guardou o vestido e as manchas ficaram mais visíveis quando ele foi novamente passado para o uso. "Deu trabalho, mas conseguimos remover a mancha, felizmente", comemora.
Abaixo, Denice dá algumas dicas para manter as roupas de festa bem conservadas:
Nunca coloque roupas de festa na máquina de lavar, mesmo nas que indicam limpeza delicada. Isso porque os tecidos dessas peças são mais nobres e finos e tendem a esgarçar e rasgar. O ideal é mandar as peças à lavanderias ou lojas especializadas, que possuem equipamentos e produtos químicos adequados para cada tecido.
Você sabe como fazer um teste de desbotamento de tecido? Não? Então, nem pense em lavar ‘só aquele pedacinho em que caiu um alimento’. Caso você esfregue, molhe ou coloque algum produto de limpeza (mesmo que seja sabão líquido ou em pó) no tecido, ele pode desbotar, criando uma mancha esbranquiçada no local, que danificará permanentemente a peça. Nesse caso, é melhor recorrer à lavanderia.
A maior parte das pedras usadas em bordados, as linhas e os brilhos não se danificam na lavagem. Porém, alguns fabricantes, ao invés de costurar as peças, as colam sobre o tecido de maneira inadequada. Quando você resolve lavar a pela por imersão em água, as pedras descolam. É melhor, portanto, na hora da compra, certificar-se de que a peça pode ser lavada.
Ainda falando em pedraria, ela pode perder o brilho se forem usados produtos químicos inadequados. Portanto, se você adora sua peça, por que não submetê-la a cuidados profissionais?
Na hora de guardar as roupas, tire-as do saco plástico enviado pelas lavanderias (que apenas as protegeram na hora do transporte) e coloque-as em capas de tecido ou TNT, para que elas recebam ar, mas não poluentes ou luz.
Não guarde as peças dobradas, mas estendidas em cabides, para que elas não fiquem marcadas. Preferencialmente, coloque-as do avesso.
Serviço:
Restaura Jeans (www.restaurajeans.com.br)